Expectativa da fabricante é que a evolução da conexão de quinta geração esteja disponível até 2030.
Enquanto as primeiras redes comerciais 5G começam a se proliferar pelo mundo, a Huawei já está convidando a indústria para se engajar no desenvolvimento do próximo passo da tecnologia móvel, o 5.5G.
Em discurso durante a 2020 IEEE Global Communications Conference (IEEE GLOBECOM), William Xu, diretor do conselho da Huawei e presidente do instituto de pesquisa estratégica, afirmou que o 5.5G é “o próximo passo para concretizar nossa visão para a indústria móvel”.
Segundo o executivo, a evolução do 5G tornará possível a transformação da Internet de Todas as Coisas (IeO) em Internet Inteligente de Todas as Coisas (IIeO), conceitos mais amplos e abrangentes do que a conhecida Internet das Coisas (IoT).
Xu afirma que impulsionado pelo uso da Inteligência Artificial (IA), as velocidades de conexão aumentarão em 20 vezes e a capacidade de computação em quase 100 vezes até 2030, gerando desafios para a indústria móvel na melhoria contínua da conectividade.
VIU ISSO?
–> China lança ao espaço o primeiro satélite 6G do mundo
–> Ericsson prevê que 60% da população mundial terá 5G em 2026
–> NASA é contrária ao lançamento de megaconstelação de satélites 5G
Para proporcionar essa nova conexão, ele defende que os padrões de uso de espectros abaixo de 100 GHz precisam ser otimizados e que a IA seja utilizada para melhorar as interfaces, redes e serviços.
Diante disso, William conclama que a indústria, academia e institutos de pesquisa abracem a diversidade e que expandam a colaboração entre elas para o desenvolvimento de novas teorias e tecnologias.
Com informações de Huawei.