Moradores estão preocupados com a possibilidade do iminente desabamento da estrutura.
De acordo com um jornal local, uma torre de telefonia da Vivo está ameaçando cair sobre casas no município de Nhamundá, situado a 383 km de Manaus/AM.
Devido a infiltração e erosão do terreno, a estrutura está preocupando moradores pelo risco iminente de desabamento.
A denúncia foi feita por um morador da cidade, que pediu providências da Vivo e da Defesa Civil de Nhamundá.
O morador pede que a gestão municipal faça algo antes que aconteça o pior.
VIU ISSO?
–> Torre de telefonia cai sobre duas casas no Piauí
–> Ventania derruba torre de telefonia em São Luís
–> Torre de telefonia cai sobre duas casas no Piauí
“A estrutura instalada nas proximidades da orla, pode desabar sobre as casas e provocar uma tragédia. O barranco está cedendo e preocupa os moradores. Isso é como se fosse uma bomba relógio prestes a explodir”, afirmou.
O Minha Operadora entrou em contato com a Vivo, mas até o fechamento desta matéria a empresa não emitiu um posicionamento sobre as providências tomadas.
[ATUALIZAÇÃO – 12/01/2021 16h56]:
Em nota, a Prefeitura Municipal de Nhamundá, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (SEMDEC), afirmou que já tomou as medidas de responsabilidade junto à operadora.
De acordo com o documento, a empresa Telxius, responsável pela manutenção do terreno onde a torre está instalada, comprometeu-se a enviar uma equipe para realizar os serviços necessários.
A previsão é que essa equipe saia de Santarém/PA na próxima quinta-feira, 14 de janeiro, chegando à Nhamundá no dia seguinte.
Segue abaixo a nota de esclarecimento emitida pela prefeitura.
[ATUALIZAÇÃO – 12/01/2021 17h50]:
Em resposta ao Minha Operadora, a Vivo emitiu nota afirmando que a torre citada nesta matéria não é de sua propriedade, contrariando o jornal local, o Diário Manauara, e a nota de esclarecimento emitida pela Prefeitura de Nhamundá.
“A Vivo informa que a torre em questão não pertence à operadora”, diz a assessoria da empresa.
Entretanto, é válido ressaltar que a Telxius, citada na nota da prefeitura como a proprietária do terreno, é uma subsidiária de infraestrutura da espanhola Telefónica, sendo que esta última também é controladora da Vivo no Brasil.
Além disso, o Minha Operadora também entrou em contato com o morador que fez a denúncia e ele nos informou que a torre está localizada na Rua Major Sérgio Pessoa, s/nº, no bairro Centro, de Nhamundá/AM.
Segundo ele, a torre é da Vivo e não há antenas de outras operadoras na cidade.
Em pesquisa realizada no banco de dados da Anatel, neste endereço informado pelo morador está localizada a torre batizada com o nome de “VIVOAMNHAMUNDÁ-1657”, constando a Telefônica Brasil como empresa autorizada da estrutura, que é mais conhecida pela sua marca comercial Vivo.
Segue tela de consulta na Anatel.
Com informações de Diário Manauara.