Veja como o Congresso planeja impedir o presidente Jair Bolsonaro de tomar uma decisão desfavorável para a fabricante chinesa.
Chegou a vez da Câmara dos Deputados entrar na pauta do 5G e tentar impedir o presidente Jair Bolsonaro e vetar a chinesa Huawei.
Para isso, os parlamentares estudam algumas iniciativas, uma delas é ouvir representantes da empresa chinesa, concorrentes como Nokia, Ericsson e outras, assim como operadoras e representantes do governo.
Outra estratégia será propor uma alteração na Lei Geral de Telecomunicações, a fim de estabelecer que os leilões não determinem a exclusão dos atuais fornecedores.
O que já pode ser uma solução para as operadoras de telefonia, que temem uma substituição dos equipamentos da Huawei no 3G/4G, iniciativa que deve gerar um alto custo.
VIU ISSO?
–> Brasil não assina iniciativa dos EUA que prevê banimento da Huawei
–> Solução promete driblar interferência do 5G na TV parabólica
–> Empresa americana inicia testes com 5G espacial
Uma outra alteração pode garantir que a legislação não impeça que a infraestrutura do 4G seja aproveitada no futuro 5G.
Há também uma alternativa, considerada de risco e complexidade, que é submeter o leilão a aprovação do Congresso Nacional.
Os requisitos de Open RAN também podem ser exigidos para o leilão, para fazer com que os equipamentos de diferentes fabricantes conversem entre si e facilitem a comunicação.
No mais, o 5G continua como uma pauta delicada nas mãos do Governo Federal, com muito a ser resolvido antes de vender as frequências.
Com informações de O Globo