O Oi Futuro suspendeu as atividades de suas duas unidades no Rio de Janeiro (Flamengo e Ipanema). De acordo com comunicado divulgado pelo instituto, a prefeitura do Rio emitiu um edital de interdição da unidade do Flamengo devido à ausência de um alvará definitivo de funcionamento. Ainda segundo a nota, os cuidados relacionados à segurança foram atendidos. Inaugurado em 2005, o centro cultural está instalado em um prédio de 1918 no qual já funcionou o Museu do Telefone.
Já a programação na unidade de Ipanema foi suspensa preventivamente, diz o instituto, que planeja apresentar à prefeitura os documentos relativos às medidas de segurança e às atividades realizadas no local.
A fiscalização de alvarás se tornou mais rigorosa em várias cidades depois da tragédia ocorrida na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), quando um incêndio causou a morte de 236 pessoas. Em São Paulo, por exemplo, a prefeitura informou que vai divulgar na internet informações relativas à expedição de alvarás de todas as casas noturnas da cidade.
Leia abaixo o comunicado do Oi Futuro a imprensa na íntegra:
“O Oi Futuro informa que recebeu da Inspetoria Regional de Licenciamento da Prefeitura do Rio de Janeiro, o edital de interdição de funcionamento do centro cultural no Flamengo, com o entendimento de ausência de alvará definitivo de funcionamento. O Oi Futuro esclarece que todas as exigências e cuidados relacionados com segurança estão devidamente garantidos de acordo com criteriosos e rígidos padrões para proporcionar proteção e bem estar ao público.
O Instituto ressalta que o seu centro cultural no Flamengo abriga diversas atividades com abordagens cultural e social que demandam diferentes documentações e autorizações. O Oi Futuro vai atuar para esclarecer todos os questionamentos apresentados, já que detém alvarás para diversas atividades realizadas no local.
O Oi Futuro tomou a iniciativa também de suspender temporariamente as atividades de suas instalações em Ipanema para apresentar preventivamente à Prefeitura todos os seus procedimentos de segurança do prédio e documentação relativos às atividades de natureza diversa que são promovidas em suas instalações.
As medidas vão interromper temporariamente as atividades apresentadas atualmente nos centros culturais do Flamengo e de Ipanema, tanto as gratuitas como as pagas. O valor dos ingressos já vendidos será devolvido, mediante a apresentação dos tíquetes ou comprovantes de compra virtual, nas bilheterias dos respectivos centros onde as atividades são realizadas. Para maior comodidade do público, a troca não precisará ser feita no mesmo dia para o qual o ingresso foi comprado, podendo ser realizada do dia 02 de fevereiro de 2013 (sábado) até dia 8 de fevereiro de 2013 (sexta-feira).
Excepcionalmente para devolução do valor dos ingressos para o público, as bilheterias dos centros culturais funcionarão nos seguintes horários:
Flamengo (Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo tel.: 31313060) de 11h até às 20h e Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema tel.: 3131.9333) de 13h às 20h.”