As operadoras de celulares continuam em evidência no quesito reclamação por má prestação de serviços. Além dos problemas por não cumprirem os serviços ofertados e cobrança indevida, a zona de sombra ou pontos cegos (regiões da cidade sem sinal para realizar ligações) ainda acontece no município. Por isso o Procon de Umuarama está intimando os consumidores com esse problema à denunciar.
Segundo o secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Sandro Gregório da Silva, o Procon está convocando todos os portadores de celulares com problema de “sombra” para realizar denúncia. A ação visa mapear os locais que acontecem à falta de sinal para instaurar um procedimento e notificar as empresas de telefonia móvel.
Ainda segundo o secretário, tal situação é inadmissível divido o faturamento das empresas. “Temos muitas reclamações aqui no Procon, sabemos que locais no centro da cidade isso ocorre. Por isso precisamos da ajuda da população para fazer exercer o direito dos consumidores. Com o mapeamento desses pontos podemos instaurar um procedimento na justiça”, informou .
No início da semana o jornal Umuarama Ilustrado divulgou um balanço apresentado pelo Procon em relação aos serviços prestados por operados de telefonia fixa e móvel na cidade, mostra que cerca de 40% de todas as reclamações registradas no período de julho a dezembro de 2012, pertencem à Oi.
Entre os serviços de maior insatisfação dos clientes, segundo o Procon, estão cobrança indevida, burocracia para cancelamento de contrato, ofertas e qualidade de serviços. O levantamento leva em consideração apenas as reclamações realizadas pelo atendimento digital específico do órgão de proteção ao consumidor, o 0800.
Somente no segundo semestre do ano passado, foram realizadas mais de 520 reclamações contra operadores de telefonia que atuam em Umuarama. No balanço, a Oi aparece com 196 atendimentos, tanto para serviços fixos, quanto móveis. A Claro aparece em segundo lugar, com aproximadamente 170 reclamações. Já a TIM obteve mais de 120 processos.