Além do 5G, uma conexão Wi-Fi mais potente é prometida para o futuro; saiba mais detalhes.
Além de dar um passo essencial no 5G, com a aprovação do edital, a Anatel aproveitou a última quinta-feira, 25, para abrir as portas e permitir a chegada de um Wi-Fi mais potente, o Wi-Fi 6E.
Na prática, a agência permitiu que a faixa de 6 GHz seja utilizada na totalidade para evoluir as redes fixas sem fio no país.
Usuários poderão utilizar roteadores mais potentes, com mais alcance e sinal estável, graças ao 1.200 megahertz (MHz), compreendidos entre 5.925 e 7.125 MHz.
Para a Anatel, é uma decisão que potencializa uma experiência mais completa para os usuários. No futuro, poderá até mesmo ser um complemento para o 5G, já que usuários poderão ter a oportunidade de ter conexões potentes dentro ou fora da própria residência.
VIU ISSO?
–> Leilão do 5G pode levantar R$ 35 bilhões na venda de frequências
–> 5G será disponibilizado no Brasil em junho de 2022
–> EUA arrecadam US$ 81 bilhões com leilão da banda C para o 5G
Mas, obviamente, a questão econômica é vista como beneficiada, já que tanto o 5G quanto o Wi-Fi 6E vão potencializar diversos novos negócios.
A evolução da realidade aumentada e virtual é uma realidade visada com as novas tecnologias que estão por vir.
No entanto, o principal benefício do Wi-Fi 6E será não sobrecarregar conexões com alta demanda, principalmente para usuários que utilizam muito streaming e jogos on-line.
É uma disponibilização que, inclusive, rivaliza gigantes da tecnologia e operadoras de telecomunicações. Enquanto um lado está focado nas soluções tecnológicos, o outro tem intenção de usar para potencializar o 5G.