Empresa nigeriana é uma das maiores do mundo no segmento de torres de celular.
A TIM (TIMS3) acaba de anunciar ao mercado que celebrou um acordo de exclusividade com a empresa IHS Brasil para a venda da FiberCo, a nova empresa de fibra óptica da operadora.
O acordo tem vigência até 24 de março de 2021 e permitirá que a IHS tenha prioridade nas negociações, podendo cobrir outras ofertas que possam surgir.
Além da IHS, um fundo gerido pelo banco BTG Pactual tem interesse na FiberCo.
Rumores apontam que o negócio é avaliado entre R$ 1,5 e 2 bilhões.
VIU ISSO?
–> Empresa de fibra óptica da TIM ganha valor bilionário
–> Ações da TIM podem subir 11% com a abertura de nova empresa
–> TIM vai seguir os passos da Oi com ‘empresa de fibra óptica’
A empresa proponente faz parte do grupo nigeriano IHS, que tem focado a atuação em mercados emergentes, principalmente na África, Oriente Médio e América Latina.
Recentemente, a empresa sul-africana comprou a brasileira Cell Site Solutions (CSS), por cerca de R$ 2,5 bilhões, adquirindo 2.290 torres de celular.
Hoje, a IHS é uma das maiores empresas deste segmento, acumulando um portfólio de mais de 28 mil torres.
Anunciada em dezembro do ano passado, a criação da FiberCo será feita a partir da segregação de ativos da TIM e terá como foco a prestação de serviços de infraestrutura de fibra óptica residencial.
A TIM será a cliente âncora da nova empresa, mas a ideia é que a rede de fibra seja aberta e neutra, podendo prover serviços de conectividade de última milha para outros provedores.
A ideia é que o comprador da FiberCo fique com 51% das ações da companhia, e o restante será da TIM.
“A FiberCo permitirá à TIM alcançar o crescimento esperado no mercado de fibra brasileiro nos próximos anos, aproveitando a abordagem de rede aberta e um modelo operacional focado”, afirmou a companhia em comunicado.
A TIM não é a única a anunciar uma nova empresa de infraestrutura de fibra. A Oi está em negociações para a venda da InfraCo e a Vivo da Fibrasil.
Com informações de Relações com Investidores TIM.