Procuramos saber mais sobre como andam a interação das teles brasileiras através da rede social Twitter. Vamos ressaltar alguns números interessantes. Entre as melhores empresas do Brasil eleitas pela revista Exame, por exemplo:
Apenas 37 empresas (53%) possuem uma conta oficial brasileira (em português) no Twitter.
Destas 37 empresas, 13% ainda não tem a imagem de fundo customizada.
Em média, cada uma das empresas já twitaram cerca de 352 vezes, mas os números extremos são bem diferentes:
O perfil @gvtoficial, da GVT, é o campeão, com 1.681 twittadas. O perfil é utilizado como um canal de SAC para estreitar o relacionamento com os seus 2.900 seguidores aproximadamente, respondendo a perguntas e tirando dúvidas.
O perfil campeão de seguidores é o da Vivo (@Vivoemrede) com quase 41.500 seguidores. O número é maior que o dobro de seguidores da Nokia, 2ª colocada no ranking, com aproximadamente 18.200 seguidores.
A relação following-followers também revela números interessantes. Em média, o número de seguidores dessas empresas é 69% maior que o número de perfis que elas seguem. Mas se comparamos as empresas com controle brasileiro com as de controle estrangeiro, esse número muda um pouco. Destas 37 empresas, 20 são de controle estrangeiro, e em média, o número de seguidores dessas empresas é 79% maior que o número de perfis que elas seguem. Por outro lado, as 17 empresas com controle brasileiro tem em média apenas 58% mais seguidores que o número de perfis que elas seguem, ou seja, os perfis das empresas com controle brasileiro seguem mais os seus seguidores.
A visualização dos tweets foi possível em 97% desses perfis corporativos, mesmo sem serem seguidos. O único perfil em que a visualização dos tweets ficou pendente da aprovação do pedido de follow foi o da Algar Telecom (@AlgarTelecom), empresa responsável pela operadora CTBC.
Entre as empresas pesquisadas, apenas 17 disponibilizam na home de seus sites um link de acesso ao seu respectivo perfil no Twitter. Das 37, 20 não citam o seu perfil no Twitter.
As diferenças na composição e exibição dos nomes de cada perfil também são interessantes:
- Dos 37 perfis, 7 empresas com nomes compostos separam as palavras com “_”. Exemplo: www.twitter.com/nome_da_empresa.
- 2 empresas deixam seus nomes inteiros em letras MAIÚSCULAS. Exemplo: www.twitter.com/NOMEDAEMPRESA.
- 17 empresas deixam seus nomes inteiros em letras minúsculas. Exemplo: www.twitter.com/nomedaempresa.
- E 18 empresas deixam apenas a primeira letra de seus nomes em Maiúscula. Exemplo: www.twitter.com/NomeDaEmpresa.