Operadora é líder em cinco indicadores de performance, deixando Vivo, TIM e Oi para trás.
De acordo com medições realizadas pela empresa francesa nPerf, a Claro apresentou o melhor desempenho na internet móvel no Brasil ao longo do ano de 2020.
No ranking geral, a Claro atingiu 34.393 pontos nas redes 2G, 3G e 4G, seguido da Vivo (29.613), TIM (24.525) e Oi (17.494).
A operadora liderou em cinco indicadores, sendo a taxa de sucesso, velocidade de download, velocidade de upload, teste de navegação e teste de streaming.
No download, por exemplo, a Claro atingiu na internet móvel média de 17,93 Mbps. A Vivo apresentou velocidades de 13,07 Mbps, TIM de 3,16 Mbps e Oi de 6,32 Mbps.
VIU ISSO?
–> Claro é a operadora mais bem avaliada entre os brasileiros
–> Vivo possui a melhor banda larga do Brasil, segundo a nPerf
–> Vivo foi a operadora que mais teve problemas na rede em fevereiro
A Claro perdeu para as rivais apenas em latência, que registrou 74.68 ms, ficando a Vivo em primeiro lugar com o menor tempo de resposta, de 72.45 ms.
Já no teste de streaming, a partir da medição da qualidade de visualização de um vídeo no YouTube, a Claro permaneceu em primeiro lugar, enquanto a Oi ficou em último.
No geral, a nPerf afirma que o desempenho da internet móvel das operadoras no ano passado apresentou uma queda de 15% no download e 20% no upload em relação a 2019.
Com isso, a qualidade da internet móvel no Brasil caiu ao mesmo patamar que era experimentado no ano de 2017.
O confinamento da população, por conta da pandemia da Covid-19, é apontado como a causa para a perda de desempenho móvel das operadoras.
“Será necessário esperar vários meses antes que os usuários de Internet móvel possam novamente se beneficiar do desempenho em 2019”, afirmou a nPerf.
Para chegar a esses resultados, a empresa realizou 684,2 mil testes entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020.
As medições foram feitas pelos próprios usuários das operadoras, utilizando o aplicativo da nPerf.
Além da velocidade, também é medido a experiência do usuário no streaming e navegação na internet.
Com informações de Assessoria de Imprensa nPerf.