Migração ocorre a partir de parceria com a Oracle e a Microsoft e visa virtualizar os data centers da operadora.

A partir de uma parceria com a Oracle e a Microsoft, a TIM anunciou a intenção de migrar 100% dos seus data centers para um ambiente de computação em nuvem (multicloud).
Segundo a empresa, a expectativa é que o processo de migração ocorra ao longo dos próximos dois anos, incluindo todos dados de usuários e recursos da TIM para a nuvem.
A novidade faz parte do plano estratégico da empresa de digitalizar todos os processos, inclusive as plataformas de atendimento e relacionamento com o cliente.
A TIM entendeu a necessidade de acelerar esse processo de migração a partir das mudanças causadas pela Covid-19, evidenciando a necessidade de verificar as mudanças de comportamento dos consumidores, além de ajustar fluxos e plataformas, com o objetivo de manter o padrão de atendimento ao cliente.
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A virtualização de data centers tem se tornado uma tendência do mercado.
Em vez de investir em hardware, as empresas estão utilizando softwares na internet que “simulam” a infraestrutura física, otimizando a gestão dos dados e tornando a operação mais rápida, escalável e segura.
Segundo a empresa, a TIM é a primeira operadora de telecom no Brasil a adotar a migração de 100% de seus data centers para a nuvem, que estão localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A operadora vê o processo de migração como uma forma de aprimorar os processos de atendimento ao cliente, operações internas, faturamento, arrecadação e gestão de plataformas digitais.
Além disso, a computação em nuvem ajuda a reduzir as emissões de CO2, que estão diretamente associadas ao armazenamento de dados em infraestruturas físicas, o que ajuda a TIM a atingir a meta de se tornar uma empresa carbono neutro até 2030.
A TIM utilizará a Microsoft Azure e a Oracle Cloud, sendo que a operadora poderá executar processos em ambas as nuvens e com a possibilidade de redundância.
“Nossa proposta é levar a experiência do cliente a um novo patamar, com mais eficiência e agilidade, sempre com os mais altos níveis de segurança. Somos a primeira operadora a promover uma mudança com essa dimensão, antecipando também iniciativas ligadas a governança e sustentabilidade, dentro de um projeto maior, relacionadas a uma agenda ESG que permeia toda a atuação da TIM. Estamos acompanhando o movimento de mercado e investindo em áreas como Analytics e Digital, fundamentais para a expansão dos negócios da empresa, e contamos com parceiros que atendem aos mais altos níveis de qualidade para destacar nosso pioneirismo e referência para o setor de Telecomunicações”, disse Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil.
Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.
Eu não notei nada de melhoria.
Aqui em Taubaté eles arrumaram vários pontos em que aparecia 4G mas não navegava. Está melhor que a Tim!