Operadora pretende disponibilizar o sinal móvel para todos os municípios do Brasil até 2023, incluindo rodovias e distritos.
Por meio do projeto SkyCoverage, a operadora TIM (TIMS3) anunciou que pretende levar a cobertura 4G para 100% dos municípios brasileiros até 2023, o que inclui rodovias e distritos.
A ideia é utilizar estruturas simplificadas – chamadas de sites – que utilizam torres estaiadas abastecidas por fontes renováveis, por meio de painéis fotovoltaicos para captar a energia solar.
Entre as metas do projeto está o apoio ao desenvolvimento de tecnologias que otimizem os custos na ampliação da cobertura móvel.
O objetivo é levar a conectividade para locais remotos e sem cobertura, com menos custos de implantação e em regiões que não contam com o fornecimento de energia elétrica.
VEJA TAMBÉM:
–> Vivo e TIM já compartilham antenas em quase 700 cidades
–> TIM expande cobertura 5G DSS em novos pontos de São Paulo
–> TIM está recebendo propostas para aquisição de usinas de fontes renováveis
Por meio de acordos entre a TIM, parceiros e fornecedores, será oferecido o 4G em 700 MHz, faixa que é mais indicada para atender regiões rurais.
A vantagem do 700 MHz é justamente o seu alcance. Por ter um espectro baixo, ele consegue chegar a um raio de 20 a 30 km.
Assim, a infraestrutura não é apenas acessível, mas também sustentável.
As primeiras antenas começaram a ser instaladas no início deste ano, como a de General Salgado, no interior de São Paulo (foto abaixo).
Segundo a operadora, além da ampliação da cobertura, o projeto está em linha com os compromissos ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês), ao estipular metas de ecoeficiência e uso da energia renovável para reduzir a pegada de carbono da empresa.
“Ao levarmos a cobertura 4G por meio do investimento em milhares de sites a áreas mais distantes em apenas dois anos, estamos não só ajudando o Brasil na questão da inclusão digital, como ativando o potencial econômico e social dessas regiões, seja para o aumento da produtividade ou para incentivar a educação”, destaca Leonardo Capdeville, diretor técnico da TIM Brasil.
A empresa afirma que a cobertura 4G da TIM está chegando a 4.121 cidades.
Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.