A companhia de satélites norte-americana EchoStar está em conversa com a Oi e a Vivo para promover uma joint-venture no mercado brasileiro, segundo pessoas ligadas às negociações disseram ao Wall Street Journal.
A empresa dos EUA entraria com a tecnologia enquanto alguma companhia no País atuaria nas áreas de marketing e serviços aos clientes em geral, segundo a matéria. Procuradas, as companhias brasileiras não quiseram comentar o rumor.
Após já ter participado de uma joint-venture no México, com a MVS Comunicaciones, o CEO da EchoStar, Charlie Ergen não esconde o interesse em atuar no mercado brasileiro. “Nós temos a melhor expectativa sobre o Brasil. A empresa quer crescer no exterior, mas tem de ser algo que faremos com outros sócios”, disse o executivo em uma entrevista dada em junho.
De acordo com a publicação, o mercado de TV paga no Brasil tem crescido bem rápido nesta década, para cerca de 15,10 milhões de residências, em agosto, ante 3,50 milhões em 2000. Apenas no ano passado, o setor evoluiu 30%. A Anatel espera que a essa indústria atinja 17 milhões de casas neste ano.
A EchoStar concorreria com a DirecTV, que tem conseguido balancear os seus resultados graças aos negócios na América Latina, enquanto o setor nos EUA mostra arrefecimento. A DirecTV tem perdido assinantes nos Estados Unidos, mas, por outro lado, conseguiu um aumento de 645 mil usuários na região latino-americana.