A perda e o roubo do celular são riscos bem comuns atualmente, e para quem gosta de se prevenir, fazer um seguro pode evitar uma série de problemas. Neste guia você irá conferir as principais informações sobre seguros para celulares: preços, seguradoras, como contratar, e algumas dicas para fazer uma boa escolha e não sair no prejuízo.
Na hora da decisão de ter ou não um seguro, é importante levar em conta muitas coisas, entre elas se o aparelho realmente vale o preço do serviço. E as pessoas que escolherem contratar o seguro devem ficar atentas com o contrato e o que de fato é coberto pela seguradora.
Para contratar um seguro, você pode falar com a sua operadora de celular (que normalmente tem parceria com alguma seguradora) ou entrar em contato diretamente com uma empresa de seguros. Em média, a taxa anual do serviço varia entre 10% e 15% do valor do aparelho, e esse valor pode ser pago em até 12 vezes.
Vale lembrar que além da taxa anual, os consumidores devem pagar ainda a franquia. Isto é, quando ocorrer algum problema com o seu smartphone, você deve pagar uma taxa de 10% a 20% com base no preço do produto para receber um novo.
Contratar o serviço pela própria operadora pode dar algumas vantagens ao usuário. A Vivo e a TIM, por exemplo, oferecem sorteios de prêmios para os usuários que adotam seu plano de seguro. Já a Claro não oferece benefícios extras, e não dispõe o serviço em todos os estados do Brasil. A Oi não dá informações sobre proteção de celulares em seu site, então, para saber sobre os planos da operadora deve-se entrar em contato diretamente com ela (*144 ou 1057).
No site da Vivo é possível fazer uma simulação do custo do serviço para o seu telefone. Além disso, você pode conferir outras modalidades de seguro ofertados, como o seguro desemprego, no site das operadoras.
Também é possível contratar o serviço diretamente com uma seguradora, que oferece a proteção independente da operadora que você utiliza. A Porto Seguro possui a modalidade de seguro para equipamentos portáteis, que inclui a proteção de smartphones, inclusive contra danos físicos. No site da seguradora, também é possível fazer a simulação de preços.
Para saber o custo, você deve levar em conta o tempo de uso do seu aparelho, o valor emitido na nota fiscal e a data da compra. Por exemplo, para um smartphone de R$ 1.500 comprado no início de 2012, a Porto Seguro cobra R$ 188,24 anuais, que podem ser parcelados em quatro vezes de R$ 47,06.
Ao contratar um desses serviços é preciso estar atento com o que de fato a seguradora se compromete a indenizar. Nem todos os eventos são cobertos. Por exemplo, na maioria dos casos, o seguro não cobre furtos simples, casos que podem ser considerados desleixo do cliente. Além disso, a maior parte dos seguros não cobrem também danos físicos causados por descuido do próprio usuário.
Observe atentamente o contrato, a franquia e as taxas aplicadas. Cada seguradora possui suas particularidades.
A decisão de ter ou não um seguro para o seu smartphone é pessoal e depende de alguns fatores. É interessante avaliar diversos aspectos. Antes de qualquer outro, reflita se o preço do aparelho de fato justifica o valor do serviço.
Considere também o tipo de uso que você faz do seu celular e os lugares que você frequenta. É interessante escolher um seguro que se enquadre no seu perfil. Por exemplo, dependendo do tipo uso, talvez seja importante ter um seguro que cubra danos físicos e elétricos.
Por fim, verifique sua facilidade em adquirir um aparelho novo. As operadoras costumam oferecer vantagens para conseguir novos aparelhos através de programas de bonificação para clientes pós-pago. Assim, se o seu aparelho foi caro na época da compra mas já está um pouco ultrapassado, tenha certeza de que você não pode trocar por um mais recente em breve. Desta maneira, valeria mais a pena esperar para colocar o novo aparelho no seguro, e não o atual.