Novidade é fruto de parceria com a Viasat e utiliza conectividade do satélite SGDC-1.
Em parceria com a provedora Viasat, a companhia aérea Azul anunciou que está oferecendo o primeiro serviço gratuito de Wi-Fi para todos passageiros a bordo de voos domésticos do Brasil.
A Azul é a primeira empresa da América do Sul a contar com a tecnologia de conectividade a bordo (IFC) da Viasat.
O serviço Azul Wi-Fi já está disponível em 15 aviões Airbus A320/321 e dois Embraer E195-E2.
A companhia aérea afirma que mais instalações estão em andamento.
VEJA TAMBÉM:
–> Anatel autoriza satélite Viasat 3, capaz de levar internet de 100 mega para o ‘Brasil profundo’
–> Viasat quer impedir que SpaceX lance mais satélites da Starlink
–> Telebras anuncia antena que permite internet via satélite no carro
A expectativa é chegar a mais de 100 aeronaves da frota de Airbus A320neo e Embraer E195-E2.
A operação do sistema IFC é feita por meio da banda Ka do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC-1), a partir de um contrato entre a Viasat e a estatal Telebras.
O acesso terá velocidade de 30 Mbps. A ideia é oferecer mais entretenimento para passageiros e tripulantes.
Em maio passado, o diretor de marketing e negócios da Azul, Daniel Bicudo, havia adiantado em um podcast que a operação do Wi-Fi gratuito será sustentada pela veiculação de publicidade a bordo.
Outras empresas como a Gol, LATAM, Aeromexico, American Airlines, Delta, Emirates, Iberia, Lufthansa, TAP, Swiss e United já ofereciam acesso à internet a bordo em voos em solo brasileiro ou internacional.
Entretanto, diferentemente da Azul, essas companhias cobram pelo serviço, e, em alguns casos, disponibilizam pacotes gratuitos com limite de dados ou tempo.
Além do serviço a bordo de aviões, a Viasat oferta o serviço de banda larga via satélite para todo o território brasileiro.
A empresa explica que pretende expandir a capacidade de dados e velocidades com o lançamento de novos satélites de programa geração, intitulados ViaSat-3.
O primeiro deles, que atenderá o Brasil, já finalizou os testes de desempenho e está sendo preparado para lançamento no início do ano que vem.
Com informações de Assessoria de Imprensa Viasat e Tecnoblog.