Após um pico em março, o número de queixas tem caído nos últimos meses.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou 187,7 mil reclamações, denúncias, sugestões e pedidos de informações de usuários de serviços de telecomunicações no país em junho passado, uma queda de 5,1% em relação ao mês anterior. Quando comparado com junho do ano passado, a redução foi de 15,2%.
Deste total de atendimentos, 97,5% são reclamações (183,1 mil queixas) de clientes sobre serviços de telefonia (fixa e celular), banda larga fixa e TV por assinatura. Com exceção de março de 2021, mês em que a agência recebeu um pico de 244,4 mil atendimentos, o número vem caindo nos últimos meses.
Entre as empresas mais reclamadas no mês de junho estão a Claro, com 50,3 mil queixas; seguido da Vivo, com 44,6 mil; Oi, com 40,9 mil; e a TIM, com 32,5 mil.
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A Claro foi a operadora que mais recebeu pedidos de atendimento na Anatel nos serviços de banda larga fixa (14,1 mil) e TV por assinatura (6,0 mil). Na telefonia móvel pré-paga e pós-paga, a TIM foi a líder em queixas, com 8,3 mil e 20,0 mil reclamações, respectivamente. Já na telefonia fixa, a Oi sai na frente com 16,8 mil queixas.
Atendimentos | Banda Larga Fixa | TV por assinatura | Móvel Pós | Móvel Pré | Telefonia Fixa | Total Geral |
Claro | 14.112 | 6.037 | 19.422 | 6.380 | 4.385 | 50.336 |
Vivo | 11.474 | 1.347 | 18.543 | 5.931 | 7.295 | 44.590 |
Oi | 8.632 | 1.882 | 8.840 | 4.780 | 16.792 | 40.926 |
TIM | 3.291 | 20.010 | 8.252 | 946 | 32.499 |
Defesa do consumidor
Os clientes de telecom podem registrar reclamações, denúncias, sugestões e pedidos de informações no site da Anatel, pelo aplicativo “Anatel Consumidor” ou pela central de atendimento no telefone 1331. As empresas têm até 10 dias corridos para responder os clientes. Também é possível registrar reclamações no site consumidor.gov.br.
Além disso, o usuário pode procurar as unidades de atendimento dos Procons estaduais e municipais em todo o país. De acordo com reportagem do Minha Operadora, somente neste primeiro semestre, os Procons registraram 153,7 mil queixas das quatro principais operadoras do país.
Com informações de Anatel.