Usuários estão recebendo mensagens de textos oferecendo desconto em fatura ao fazer pagamentos via Pix.
![Bandidos usam nome da Vivo para roubar dinheiro de consumidores](https://www.minhaoperadora.com.br/wp-content/uploads/2021/07/bandidos-usam-nome-da-vivo-para-roubar-dinheiro-de-consumidores.jpg)
Nos últimos dias, usuários de celular estão recebendo mensagens de texto (SMS) oferecendo descontos para quem pagar faturas da operadora Vivo por meio do Pix. Entretanto, o benefício é na realidade um novo golpe aplicado por criminosos para roubar dinheiro dos consumidores.
No SMS, a mensagem menciona um “super desconto” e informa o número de um CNPJ para ser utilizado como chave para que os clientes possam fazer o pagamento via Pix. O texto ainda estipula uma data próxima para o fim da “promoção”.
O Minha Operadora fez uma consulta junto à Receita Federal e descobriu que o CNPJ informado nas mensagens não é de fato da operadora Vivo, mas de uma empresa individual do tipo MEI (Microempreendedor Individual), aberta em maio de 2020. Atualmente, a empresa está com situação cadastral como “baixada”, com a extinção voluntária pelo próprio empresário.
A empresa utilizava o nome fantasia de “CT Pagamentos” e prestava serviços de poda de árvores para lavouras, no Estado do Rio de Janeiro. Ou seja, a mensagem deve ser ignorada, para que o consumidor não caia em um golpe.
VEJA TAMBÉM:
–> Quem comete golpes no WhatsApp agora poderá passar até 15 anos atrás das grades
–> Mais um golpe no WhatsApp tenta contornar autenticação em duas etapas
–> Alerta: Influenciadora denuncia golpe com faturas da Claro
Procurada pelo Minha Operadora, a Vivo informou que não envia mensagens ou promoções por SMS e que não recebe pagamentos pelo sistema de pagamento instantâneo por meio de chaves CNPJ. A operadora também tem enviado aos clientes a seguinte mensagem por SMS: “Atenção! A Vivo não envia promoções de desconto em fatura por SMS e nem aceita pagamento por Pix CNPJ. Desconsidere qualquer mensagem recebida“.
Especialistas em segurança recomendam que usuários não cliquem em links enviados por SMS, WhatsApp ou e-mail, principalmente de fontes desconhecidas ou suspeitas. Na dúvida, consulte sites e canais oficiais das operadoras ou entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor das empresas.
Com informações de Boatos.org.