Tudo indica que o serviço de IPTV da Vivo será relançado no mercado brasileiro já em outubro deste ano, usando agora a plataforma Mediaroom, da Microsoft.
Para o diretor geral da companhia, Paulo Cesar Teixeira, a chegada do novo IPTV deve impactar positivamente a venda de TV por assinatura, serviço este que teve perda de 4,6% nos acessos e encerrou o segundo trimestre de 2012 com 650 mil assinantes. As receitas de pay TV do grupo caíram 20% na comparação com igual período de 2011, para R$ 150,7 milhões.
Lançada em 2008, a operação de IPTV da Vivo/Telefônica sobre uma rede de fibra óptica na cidade de São Paulo não conseguiu fazer com que os potenciais clientes da tele percebessem valor no serviço. O desempenho foi bem aquém do esperado e a solução encontrada pela operadora foi trocar a plataforma e parar de vender TV na rede de fibra, conforme adiantou este noticiário.
Segundo Paulo Cesar Teixeira, a plataforma estará pronta em setembro e também “deve melhorar a competitividade da empresa no segmento de banda larga fixa”. O serviço de banda larga fixa fechou o segundo trimestre com 3,717 milhões de clientes e forte desaceleração nas adições líquidas no período: entre abril e junho, o Speedy ganhou 32 mil novos assinantes, enquanto em igual intervalo de 2011 foram somados 93 mil assinantes à base de usuários.