Estrutura será uma ponte para a conectividade nas Américas, além de integrar a rede com Europa, África e Ásia.
A Sparkle, subsidiária da Telecom Italia, controladora da TIM (TIMS3) no Brasil, anunciou a criação de uma joint venture com a panamenha Trans Ocean Network para construir um hub digital no Panamá, o “Panama Digital Gateway”. A iniciativa visa criar uma infraestrutura para ser o centro de conectividade para toda a América Central, a região andina e o Caribe.
A ideia é que o hub seja integrado ao backbone global da Sparkle, que tem mais de 600 mil km de fibra, se estendendo da Europa à África, além das Américas e a Ásia. A estrutura também será o ponto de aterrissagem de cabos submarinos existentes e futuros. Com isso, o Panamá se tornará um centro digital estratégico entre as Américas do Sul e do Norte.
As empresas italiana e panamenha pretendem construir um novo edifício de 3.200 metros quadrados, utilizando tecnologias e infraestruturas de última geração.
VEJA TAMBÉM:
–> TIM Brasil já representa 50% do valor de mercado da Telecom Italia
–> TIM contrata Sparkle para oferecer serviços de conectividade internacional
–> Dona da TIM encerra contrato com a Huawei, dizem fontes
“O desenvolvimento de infraestruturas nas Américas representa um pilar do plano estratégico da Sparkle para consolidar o seu posicionamento no mercado de telecomunicações ao mesmo tempo que reforça a sua oferta de soluções digitais às empresas”, disse Elisabetta Romano, CEO da Sparkle.
“A construção do hub no Panamá, um cruzamento natural da América Central e uma ponte entre o Atlântico e o Pacífico e também um hub estratégico entre a América do Norte e do Sul, é um projeto de fundamental importância para o desembarque de novos cabos submarinos e a criação de um ecossistema de atores interconectados”, completa a executiva.
“O Panama Digital Gateway consolida e posiciona o Panamá como o hub digital da região, fortalecendo a conectividade de nosso país e se tornando uma oferta estratégica de interconexão para OTTs, operadoras e empresas”, afirmou Joaquín Victoria Díaz, gerente geral da rede Trans Ocean.
Com informações de Assessoria de Imprensa Telecom Italia.