22/11/2024

Reclamações contra as operadoras caem 37% em julho

Anatel registrou 100 mil queixas a menos do que no mesmo mês do ano passado.

Reclamações contra as operadoras caem 37% em julho

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de reclamações de consumidores dos serviços de telecomunicações caiu 37% em julho de 2021, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. A divulgação foi feita pela Conexis Brasil Digital, que congrega as operadoras de telecom.

Em julho de 2020, a agência reguladora recebeu 273,1 mil reclamações, enquanto em julho deste ano o número caiu para 172,1 mil, uma diferença de 101,0 mil queixas. Quando comparado aos meses de julho dos últimos 4 anos, entre 2017 e 2020, essa queda foi de 35%.

A queda no mês passado vem seguindo a tendência dos últimos meses. Em junho a redução foi de 30,9%, em maio de 28,4% e em abril de 24,4%, em relação aos mesmos meses do ano passado.

Segundo Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis, essa queda é reflexo das medidas de autorregulação adotada pelo setor, como o Não Me Perturbe, por exemplo.

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“Mês após mês os dados mostram os efeitos dos investimentos feitos pelas prestadoras de telecomunicações. Esses investimentos podem ser ainda maiores com uma Reforma Tributária ampla, que reduza a carga de impostos do setor, e mudanças em leis que facilitem a instalação de antenas”, afirmou Ferrari.

Nos últimos 12 meses, todos os principais serviços tiveram redução no número de queixas na Anatel. A maior ocorreu na TV por assinatura (-51,2%), seguido da banda larga fixa (-40,6%) e telefonia móvel (-31,4%).

“Mesmo durante a pandemia, as empresas de telecom vêm empenhado esforços para manter a conectividade com qualidade, servindo de base nos negócios e empresas para a transformação digital, minimizando o impacto negativo da crise na economia”, completa a Conexis Brasil Digital.

Com informações de Assessoria de Imprensa Conexis Brasil Digital.

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