O laboratório será utilizado para as aulas práticas dos estudantes da especialização em Internet das coisas do Instituto Federal do Paraná.
Na quinta-feira (16), o laboratório de Internet das coisas (Internet of Things – IoT) foi oficialmente inaugurado, em Foz do Iguaçu.
O laboratório é resultado da parceria entre Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR) e Instituto Federal do Paraná (IFPR).
O diretor da PTI, Rafael Deitos, afirma que o laboratório é um marco para o futuro das empresas tecnológicas do Oeste do Paraná.
“Nossa expectativa enquanto Parque Tecnológico é que com esse mecanismo prático os alunos possam formar seus produtos e serviços, trazer benefícios para o ecossistema da região como um todo, e que novas empresas de base tecnologia e IoT surjam”.
VEJA TAMBÉM:
–> TIM passa a oferecer ‘Internet das Coisas’ em chips virtuais
–> Fundo focado em Internet das Coisas é lançado por BNDES e Qualcomm
–> Anatel quer facilitar desenvolvimento de Internet das Coisas
Chico Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu, ressaltou a importância das parceiras e da inauguração do laboratório.
“Nosso município é um lugar privilegiado por ter tantas instituições comprometidas com o avanço do conhecimento e inovação tecnológica, como a Itaipu Binacional, PTI, IFPR, Unila, Unioeste entre outras que junto com a Prefeitura ajudam na transformação da nossa cidade”.
O laboratório será utilizado para aulas práticas pelos alunos da especialização em Internet das coisas do Instituto Federal do Paraná, viabilizando assim a prática das disciplinas técnicas.
O espaço servirá para os estudantes “colocar a mão na massa” e colocarem em prática o que é visto na teoria.
“A viabilização da especialização em IoT está alinhada com a estratégia do PTI em contribuir regionalmente com a formação de capital intelectual e a criação de soluções inovadoras para a sociedade”, destacou Deitos.
O Reitor da IFPR, professor Odacir Antônio Zanatta, relatou a importância da tecnologia de ponta nas áreas de tecnologia.
“É uma grande honra poder ofertar um curso dessa importância, com verticalização em áreas de tecnologia de ponta, principalmente com o apoio de gigantes como PTI e a Itaipu Binacional, colaborando ainda mais para o desenvolvimento de uma região que tem dado sinais claros da sua vocação para essas novas tecnologias, e que há anos tem abraçado e apoiado nossa instituição”.