![]() |
Sabia que era preciso gastar quase R$ 1.000 pela antena da SKY? E que a Globo se uniu a Televisa para lançar a Sky no Brasil? Veja mais curiosidades. |
forma, também ficou marcado pela chegada de uma empresa que atualmente é a segunda do país em número de assinantes de TV por assinatura. Estamos falando
da SKY, que completa 22 anos neste domingo.
DirecTV, sua chegada ao mercado da banda larga, e até entraves recentes sobre se a sua operação no Brasil ainda é válida. Confira abaixo alguns marcos desses 22
anos de história da SKY no Brasil.
Broadcasting (BSkyB) juntamente com a News Corporation, Liberty Media e o
Grupo Televisa, o objetivo da SKY era ingressar o México no segmento de TV por assinatura. Sua fundação por lá é 1º de agosto de 1996.
Globo, se movimentavam para trazer ao país o serviço de TV por satélite,
tecnicamente chamado de DTH (Direct to home).
que administrava a TVA, com a implementação da DirecTV. Além da Abril, o
projeto contou com a participação da americana Hughes Comunication, a mexicana
Multivision e o conglomerado Cisneros, da Venezuela. Foram investidos US$ 450
milhões no projeto.
Globo, juntamente com a Liberty Media, News Corporation e a Televisa, lançaram
a SKY. O investimento era tão significativo quanto da sua concorrente: US$ 445
milhões.
1997 – DirecTV no
calcanhar e o “Mosaico” como trunfo
tornaram de fácil acesso, no início elas eram altamente restritas, reservadas a um nicho que poderia desembolsar uma boa grana pelo acesso. A
assinatura da TV por satélite não era diferente. Os preços da época eram os
seguintes:
conversou com a DirecTV para uma possível aliança, conforme explica o
livro TV por assinatura: 20 anos de evolução (2009 / Editora Seta).
No entanto, a parceria não foi adiante. A Globo não confiava que o
modelo americano da DirecTV funcionaria no Brasil, e a gigante brasileira
também não queria ser apenas uma representante da DirecTV.
Mesmo com o amparo da poderosa Globo a DirecTV estava melhor calçada em termos de tecnologia, a qualidade de imagem era superior e sua cobertura era mais ampla, graças ao satélite GalaxyIIIR, da Hugues Aircraft, garantindo que o serviço pudesse ser oferecido em todo o Brasil.
A SKY, por um questão emergencial, precisou recorrer ao satélite PAS3R, da PanAMSat, que já estava em órbita no Brasil. A cobertura era apenas para a costa do país e para a região Sudeste.
Dentre os recursos que formaram o DNA do modo SKY de TV por assinatura o principal é o Mosaico, um sistema interativo em que o assinante acessava um canal especifico clicando sob sua logo.
Em relação aos canais, graças ao envolvimento da Globo, a SKY tinha exclusividade com as opções disponíveis pela Globosat.
SKY Premiere e a liderança do mercado
Em 1998 a SKY passou a utilizar um novo satélite, o PAS-6, desenvolvido com uma tecnologia mais avançada de compreensão de sinal e com maior potência.
Com o novo satélite a operadora de TV pôde ampliar a oferta de canais, como as opções Pay-Per-View, com a inclusão do SKY Premiere, composto por 18 canais – 16 deles com filmes. No mesmo ano a quantidade de canais SKY Premiere foi dobrada.
Neste ano a SKY também assumiu a liderança do serviço DTH no Brasil, ultrapassando a DirecTV. Essa virada de mesa aconteceu, em grande parte, pela extinção do serviço NETSAT, em antenas parabólicas – banda C, que migraram para a SKY e seu DHT – banda Ku. Estima-se que 69 mil assinantes migraram para a SKY.
2000 – Sky chega em novos países da América Latina
A SKY foi lançada na Argentina (porém suas operações por lá duraram pouco, já que em 2002 foi encerrado) e na Colômbia.
Neste ano o prejuízo líquido da SKY Brasil cresceu 194%, fechando em US$ 50 milhões. No segundo trimestre do ano US$ 18,5 milhões tiveram que ser injetados, sob aporte de capital.
Sua participação no mercado brasileiro passou de 12,5% para 16,7%. Na época a SKY tinha no Brasil 555 mil clientes.
2001 – SKY passa a oferecer o serviço de “TV interativa”
Neste ano tivemos mais uma grande novidade para os
assinantes da SKY, a interatividade. Fernando Bittencourt, diretor-geral de
engenharia da Globo, na época deu um exemplo sobre uma das possibilidades do
serviço: “O assinante terá a possibilidade de ver um jogo de futebol pelo controle remoto, acessar outras opções de imagem, como tira-teima,
melhores momentos, outras câmeras”. Um serviço similar já havia
sido apresentado pela DirecTV em 2000.
apenas em dezembro de 2001. No início eram 4 canais com recursos interativos:
Tempo (previsões meteorológicas), Esotérico (consulta ao horóscopo, tarô, etc),
Games (com jogos variados, como Jogos da Memória e Resta Um) e Esportes (tabela
dos próximos jogos).
tráfego do Rio de Janeiro e São Paulo) e em 2003 chegou o canal Loterias
(resultado dos jogos da Caixa Econômica Federal) e o Guia Hotéis (informações
sobre hotéis do país.).
2002 – Globo diminui sua participação na Sky Brasil
caindo de 54% para 49,9%. O controle passou para os acionistas da News Corporation e
Liberty Media. A redução era uma estratégia do grupo Globo em se concentrar na
produção de conteúdo.
2003 – Compra pelo controle remoto e Fusão da SKY com DirecTV é concretizada
e-commerce por controle remoto do Brasil.
pelo controle, porém o que realmente chamou a atenção foi o interesse do magnata da mídia, Rupert Murdoch,
controlador da SKY, na Hughes, que tinha controle sobre a DirecTV. O acordo foi
firmado em abril.
segundo lugar, com cerca de 500 mil clientes.
Nos Estados Unidos a DirecTV era a maior operadora de canais pagos, com
11,3 milhões de assinantes.
A NeoTV, associação de TVs a cabo criada em 1999, foi ao CADE (Conselho
Administrativo de Defesa Econômica) para impedir a proibição de contratos de
exclusividade de programação. A exclusividade faria com que operadoras
independentes ficassem sem conteúdo competitivo para oferecer aos assinantes.
responsável por 94,84% do mercado de TV paga no Brasil.
2004 – Lançamento do SKY+, primeiro DVR para serviço DTH no Brasil
atrativo um sistema de DVR.
Com esse recurso
o cliente não precisava assistir determinado conteúdo no horário que estava
sendo transmitido, ele poderia gravar e assistir depois.
supermoderno e vai revolucionar o modo de ver televisão no País”, declarou
Rosamélia Girão, diretora de Marketing de Relacionamento da SKY, na época do
anúncio.
2005 – Anatel aprova fusão com a DirecTV
A
Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou o processo de fusão da
SKY com a DirecTV, que teve início em 2003.
ser responsável por 95% do mercado de TV por assinatura no Brasil
2007 – Sky começa a investir em outros tipos de produtos
das cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Campo Grande e Brasília, poderiam
assinar pacotes com internet banda larga, telefonia fixa e móvel.
2008 – Sky lança TV por assinatura
pré-paga e compra a Mais TV.
2010 – VOD, expansão dos canais em HD e Globo diminui ainda
mais sua participação
Os conteúdos podiam ser adquiridos e ficavam armazenados no decodificador para que o cliente pudesse assistir quantas vezes
quisesse.
A Globo, que já havia vendido em 2002 parte da sua participação na empresa voltou a se envolver em uma negociação desse tipo em 2010. O grupo Globo vendeu por US$ 604,8 milhões 18,9%, ficando com apenas 7%.
VIU ISSO?
- Cliente questiona a NET no Twitter, mas éa SKY que responde
- Pela primeira vez no ano, TV porassinatura cresce no Brasil
- Concluída fusão entre a dona da SKY,AT&T, e a Time Warner
2011 – Primeira banda larga 4G e o serviço SKY Online são lançados
No fim de 2011, em parceria com a Nokia Siemens, a SKY lançou em Brasília a primeira banda larga 4G da América. Houve também o anúncio do SKY Online, serviço on-line de locação e compra de vídeos e áudio sob demanda.
assinantes
Uma irregularidade foi confirmada pela companhia neste ano: o número de clientes no Brasil em 2012 e 2013 foi inflado. Com base em uma investigação interna foi descoberto que mais de 200 mil clientes “fantasmas” foram incluídos na conta.
(DTH) detinha 62% da base de assinantes, contra 37,6% da TV a Cabo. Para
continuar crescendo no mercado a SKY anunciou uma parceria com a Astrium para
o lançamento de um novo satélite, o Intelsat 32, permitindo que ainda mais canais
fossem agregados.
operadora americana AT&T, adquiriu a DirectTV, assumindo também, com
autorização da Anatel, a divisão da América Latina, responsável pelo controle da SKY.
Você já foi cliente da SKY nesses 22 anos de existência da operadora?
2017 – Novo satélite e investimento assombroso
Foram investidos impressionantes
R$ 1.3 bilhão – valor dividido entre o satélite e o centro de transmissão.
cidade de Kouru, na Guiana Francesa. A fabricação ficou a cargo da Airbus
Defense & Space. Ele é capaz de operar com até 60 transponders (em 1996 a
SKY utilizava apenas 4 transponders).
2018 – Futuro incerto no Brasil e um novo serviço VOD
O
controle da SKY para as mãos da AT&T, que completou a aquisição da Time
Warner, terceiro maior conglomerado do ramo do entretenimento, acendeu uma
questão importante: sua operação no Brasil ainda é permitida?
SeAC (Lei 12.485/2011), que impede que empresas de telecomunicações controlem
criadoras de conteúdo e vice-versa. A Time Warner é responsável, por exemplo,
pelos canais HBO, Warner Bros, CNN e Cartoon Network.
Como perderam uma liderança de 95% para a Claro ?
Como perderam a liderança para Oi TV.
…tem que..deixar claro que hj a NET e lider…com 10 milhoes…porq junta ClaroTv..Net..e Embratel…e a SKY com 5.3 milhoes…so ela e a DirecTv
vou fazer 6 ano com a sky pra mim e a melhor tv por assinatura!
Sou cliente da SKY desde de 2012 e gosto muito porém muitas coisas deveriam melhorar como o atendimento,a programação,colocar a imagem de todos os canais em HD e diminuir a tarifa tirando isso é uma boa TV por Assinatura.
Eu sou do tempo do início da compra do aparelho 1ooo reais e comodato melhor som som,imagem só a directv mas com a fusão com Sky migrei pra ela parabéns Sky muitos anos de vida !
Tentei ser cliente SKY. Não me aceitaram. Moro em casa alugada. E o proprietário anterior no meu endereço deu calote na Sky. E o meu endereço ficou proibido de novas assinaturas Sky. Incrível. Fui penalizado por um estelionato que EU NÃO COMETI. Cliente CLARO TV DESDE 2010. QUEM perdeu foi a Sky. Cliente fiel e bom pagador. Eu não perdi nada.
Sky, claro e oi TV só se estiver distante dos grandes centros , sinceramente pagar pra assistir os mesmos filmes . E se quiser os pacotes HD , vai pagar mais caro ainda . O futuro da sky, oi e claro vai ser feito a máquina de datilografia, serviço de taxi e etc…
Eu sempre tive Sky nunca mi deixou na mao
meus parabéns Sky pelos seus 22 anos.
Lembro do final do ano de 1996 em que tive que me decidir pela SKY ou pela DirecTV.Foi pela exclusividade da SKY com o futebol e os canais Globosat que decidi por ela.Eram pouquíssimos canais mas a qualidade de programação era muito melhor.No início das operações ficou claro que a SKY tinha mais a oferecer pela sua exclusividade.Três anos após seus lançamentos, em 1999, a DirecTV estava estagnada em 400 mil assinantes, os assinantes que deixavam a base (e mudavam para a SKY) eram muitos e os novos eram poucos.Depois disso sabemos o que aconteceu, com programação mais ao gosto… Leia mais »
O motivo de perde muitos clientes, com certeza está nos altos preços cobrado pela SKY. Desde de 2011 sou cliente da SKY, mas só contínuo sendo, por que divido com algumas pessoas, assim podemos ter o melhor pacote e cada pessoa paga um valor baixo. Mas o contrário não teria, os valores cobrados são muito alto, a SKY é conhecida por ser uma operadora careira.
Tenho assinatura da Sky desde 2004, nunca tive nenhum problema. Parabéns, Sky!
Tenho a três anos a tal da antena gato não vou fazer propagandas mas em três anos gastei 150 com atualizações hj em dia fazendo contas teria gastado em média mas de 5.000 mil reais estou de boa dessas operadoras que cobram absurdos pra passar tudo repetido vlw…
Sou desde 2002 DirecTV fui obrigado migrar para sky
E boa mas peca muito na transmissão do grade repetida e o atendimento é pessimo
Se não me engano o equipamento custava no seu início r$1.999 pelo shoppingtime e parece que até hoje o Leaut da tela não mudou quase nada além do preço da mensalidade estrastoferico sou mais oi TV
A Sky não vale nada e uma empresa de TV por assinatura que leza os clientes roubar na cara de pau só vai na justiça
Sou cliente à 9anos e espero a sky melhorar cada vez mais parabéns à todos dá sky
Sou cliente da SKY a 11 anos já tive problema com a SKY em termos de programação e a melhor som .Imagem hoje tenho duas assinaturas da SKY
Meu sonho em 1997 era ter um directv ,HBO ,vários canais de documentários,só que o valor para comprar a antena era muito alto mesmo,acabei nunca sendo assinante de nenhuma das operadoras ,fui só assinante da tv a ,Mais lembro com nostalgia ,tinha menos canais ,Mais a qualidade do seu conteúdo era melhor,TV a cabo hoje e um monte de canais que só passam intervalo e filmes repetidos.
Fui assinante da SKY por treze anos e migrei para a NET e não me arrependo, serviço impecável e o serviço quadriplay (TV+INTERNET DE ALTA VELOCIDADE + TELEFONE FIXO + TELEFONE MÓVEL), que para mim é essencial.
Faltou mencionar que a SKY lançou seu serviço em aeronaves, em parceria com a AZUL, e também que ofereceu o serviço em navios cruzeiros na Costa Brasileira bem como, em plataformas offshore.