A TIM escolheu a PromonLogicalis para implementar a sua rede de 10 mil hotspots Wi-Fi. A empresa foi escolhida após um processo de licitação que durou dois meses e que foi concluído na semana passada. “Levamos em conta diversas variáveis, com destaque para o preço e a reputação do fornecedor, que já realizou outros projetos nessa área”, explica o diretor de marketing da TIM/Intelig, Rafael Marquez. A PromonLogicalis utilizará equipamentos da Cisco na implementação da rede e ficará encarregada também de prestar consultoria técnica, suporte à operação e manutenção para a TIM. O valor do contrato não foi revelado.
Pelo cronograma previsto, os 10 mil hotspots precisam estar instalados e em funcionamento até o final do ano. “São pouco mais de seis meses. É uma meta agressiva”, reconhece Marquez. Os equipamentos serão instalados em locais com grande densidade de tráfego móvel da TIM em todo o Brasil, principalmente em estádios, universidades e aeroportos. Na maioria deles, a operadora aproveitará os postes por onde passam seus cabos de fibra óptica. Quando houver necessidade de instalação em ambiente fechado, haverá negociações à parte com os proprietários, que poderão incluir a prestação de serviços de telecomunicações corporativos prestados pela TIM/Intelig. O mapa dos hotpots e a quantidade de cidades ainda não estão totalmente definidos.
Atualmente, cerca de 15% da base instalada de aparelhos da TIM têm Wi-Fi. O propósito da operadora é desafogar sua rede móvel através do Wi-Fi e fidelizar seus assinantes. De acordo com Marquez, o teste piloto realizado em 13 aeroportos e na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, já indica esse benefício. “A maioria das teles já está convencida de que o Wi-Fi é uma tecnologia complementar às suas redes móveis, especialmente em áreas de grande densidade, onde seu TCO (total cost of ownership) é menor”, analisa o diretor de soluções da PromonLogicalis,Julian Nakasone.
A autenticação dos assinantes da TIM na rede Wi-Fi será feita de três maneiras:
1) através de login e senha (o login será o número do telefone e a senha será a mesma usada pelo cliente em outros serviços da TIM);
2) envio de senha por SMS, com solicitação pelo portal web;
3) autenticação automática através de aparelhos que permitem essa funcionalidade (como iPhone e BlackBerry) ou por meio de aplicativos móveis (um app para Android com essa função está em teste e deve ser lançado em breve).