A TIM Brasil e a Qualcomm firmam acordo para desenvolver um plano técnico com o objetivo de atrair fornecedores de equipamentos. A ideia da parceria é colaborar na construção das redes 5G, utilizando as soluções Open RAN, baseadas nas plataformas de tecnologia da fabricante. Segundo o acordo, as duas companhias irão trabalhar juntas na avaliação de soluções Open RAN de fornecedores de infraestrutura de redes emergentes e estabelecidos.
A parceria pretende tornar a infraestrutura celular 5G mais competitiva e inovadora, sendo que essa colaboração é uma das etapas fundamentais para o desenvolvimento do plano e da diversificação de fornecedores de Open RAN.
Por meio de nota, a TIM Brasil afirmou que os consumidores irão ser beneficiados com a parceria, assim que as empresas de telecomunicações forem misturando e combinando hardware e software para expandir o 5G em áreas geográficas específicas. Atualmente, dois ou mais fornecedores são usados em uma rede, sendo que o ponto de encontro entre eles é um dos mais desafiadores em relação ao desempenho.
A Qualcomm Technologies possui uma gama de plataformas de semicondutores de infraestrutura 5G que foram construídos para a implementação ampla, sendo que seus produtos vão desde estações base macro com MIMO massivo até células pequenas.
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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já havia contratado a Universidade de Brasília (UnB) para realizar 10 pesquisas sobre os efeitos da instalação de rede Open RAN no país. No contrato, há o pagamento de R$ 2,97 milhões e o desenvolvimento de relatórios ao longo de 2 anos.
A contratação da universidade é resultado da proposta feita no segmento do grupo GT Open RAN, em funcionamento na Anatel desde abril e coordenado por Vinicius Caram, que é superintendente de Outorga e Recursos à Prestação. O GT divulgou recentemente seu próprio relatório concluindo que o padrão aberto deverá levar cinco anos para ganhar maturidade.
O material do relatório será utilizado pela agência reguladora com o intuito de propor regulamentos ou formas de fomentar o avanço da tecnologia no Brasil. As pesquisas estão divididas em três eixos: regulatório, econômico e tecnológico.
Não da pra entender. Se o problema foi no sistema da Surf Telecom, que afetou todos os clientes das operadoras virtuais associados à ela, que raios de cabo ótico é esse que deixa apenas alguns clientes da Correios sem serviço? Posso estar fazendo uma afirmação meio imbecil mas cabo ótico é infraestrutura de rede física que, teoricamente, quem a tem é a TIM ou a Surf (já que a Surf também tem estrutura de rede física), e não a Correios.
Faz duas semanas que tento cadastrar um chip dos correios.
Não consigo entender qual a vantagem de uma dessas MVNOs. Planos ruins, cobertura péssima e preços nada competitivos. Só vejo o choro de quem usa!
Uso Correios Celular e tive esse problema por volta de 11:00 de quinta-feira na rua. Testei chip no tablet 4G quando cheguei em casa e mesma coisa! Tentei contatar Correios Celular pelo app (chat) que não é operador físico. E manda ligar para SAC sendo que chip está fora de serviço. Outra opção era deixar algum telefone de contato, que ligariasm de volta. Estou esperando até hoje… Fiquei reiniciando celular de vez em quando para ver se voltava o sinal, até que voltou na tentattiva de segunda de manhã. Até entendo que devem estar trabalhando com número reduzido de pessoas… Leia mais »
Se ser cliente de uma operadora já pode se tornar um problema (quando ocorre falhas – e elas eventualmente ocorrem) imagina quando se é cliente de MVNO’s. A operadora A, B, C ou D aluga sua rede para uma “operadora virtual” que por sua vez, vira uma agenciadora, que revende e credencia para Correios, Bancos, Supermercados, lojas varejistas e por aí vai. São tantos intermediários e tantas possibilidades de no meio desta cadeia de processos e sistemas, algo apresentar falha.
Espero que a anatel tome alguma providencia, lembrando que a culpada é a surf telecom, os clientes dela que estão sendo lesados.
Sou cliente da Geek Celular, a falecida Veek. Hoje completa 10 dias que estou sem nenhum sinal em meu aparelho. Se você acha que os clientes da Correios estão sofrendo, é porque não são da Geek. Os canais de atendimento disponíveis são um número do WhatsApp, um e-mail e um *288. Os dois primeiros não são respondidos – nestes 10 dias, recebi duas mensagens, uma pedindo pra reiniciar meu celular e outra perguntando qual era o aparelho. Nenhuma explicando o ocorrido, falando de prazo de retorno ou qualquer coisa parecida. O número a ser discado, só funciona se você liga… Leia mais »
Por essas e outras não saio mais da Vivo, em 2 anos usando, nunca tive nenhum problema de sinal, ainda funciona em cidades pequenas. Não adianta, as vezes a pessoa acha que outras empresas conseguem algo melhor, ledo engano.
Quem quiser qualidade e bom serviço, use a a Vivo, dificilmente terá problemas, desde 1996 como cliente, sempre resolvem quaisquer avarias caso ocorra.
Fica a dica para o pessoal, embora cada região uma operadora ou outra funcione melhor, mas no geral, nenhuma delas ganha da Vivo com menor latência, velocidade e ainda bom atendimento.