Segundo o Procon, voltam a aumentar as reclamações contra os serviços de telecom
O diretor do Procon – SP, Paulo Arthur Goes, reclamou dos compromissos assumidos pelas operadoras de telecomunicações com o órgão de defesa do consumidor para a redução das reclamações dos consumidores.
Segundo o executivo, os índices de redução estão muito aquém das demandas dos consumidores. “As propostas de reversão das demandas são muito tímidas”, reclamou. Ele participa de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a qualidade dos serviços.
Segundo ele, o grupo NET se comprometeu a reduzir 3% este ano o número de reclamações; a Oi – 2%; a TIM – 1%, e a Vivo, 3,09% para o celular e 0,39% para a telefonia fixa e TV paga. A Claro não apresentou proposta. Ele afirmou ainda que o número de reclamações contra as operadoras de telecomunicações voltou a aumentar no primeiro trimestre deste ano, fazendo com que o setor volte a ocupar o primeiro lugar no número de reclamações dos consumidores, ultrapassando o sistema financeiro.
O procurador da Paraíba, Dulcimar Van Marcen, defendeu, por sua vez, que a Anatel seja mais eficiente, adotando medidas cautelares contra as operadoras, única forma que ele entende de o consumidor ser melhor atendido. “Não há necessidade de mais regulamentos. Eles precisam apenas ser cumpridos e a Anatel tem poder para isto”, afirmou ele.