22/11/2024

[ESPECIAL OI] Comentário do Desempenho de Mobilidade Pessoal

Aceleração no crescimento do Pós-pago e foco na maior rentabilização da base de Pré-pago.

A performance operacional no segmento de Mobilidade Pessoal está diretamente relacionada à estratégia adotada no âmbito do plano de longo prazo, apresentado no Oi Investor Day, onde a Companhia passa a buscar um maior crescimento no segmento pós-pago com foco em dados e a manutenção do crescimento de pré-pago com rentabilidade.

No segmento de Mobilidade Pessoal, as adições brutas permaneceram em ritmo acelerado, totalizando 5,5 milhões ao final do 1T12. Em linha com a estratégia de crescimento com rentabilidade da base de clientes de telefonia móvel, as desconexões do trimestre totalizaram 4,7 milhões de usuários.

Pós-pago:

O segmento de pós-pago + Oi Controle totalizou 5.570 mil ao final do 1T12, adicionando 285 mil clientes novos no último trimestre, praticamente o dobro das adições líquidas do 4T11. Este desempenho é reflexo da estratégia traçada pela Oi em focar mais no segmento de alto valor.

A performance de vendas dos planos pós-pagos é fruto da incorporação de mais benefícios às ofertas e do fortalecimento dos canais de vendas, iniciados no 4T11 com avanços no 1T12, que já começam a gerar resultados. Destaca-se que em março/12 a Oi conquistou a liderança de mercado em termos de adições líquidas de Pós-pago no Brasil.

A inclusão de pacotes ilimitados de voz on-net (fixo e móvel) para todos os planos pós-pagos complementou o portfolio, tornando nossas ofertas ainda mais atrativas para o cliente. Como fruto desse movimento, instituições independentes atestaram através de duas pesquisas de mercado que os planos da Oi oferecem o melhor custo benefício em telefonia móvel. Vale destacar que essas pesquisas consideraram todo o portfolio de pré e pós-pago.

Contribuiu para este resultado o fortalecimento dos canais com a abertura de mais 10 lojas em adição às 60 próprias e uma melhoria da gestão das franquias com mudanças no modelo de comissionamento, assegurando um melhor alinhamento de incentivos para vendas.

Pré-pago:

A base de pré-pago aumentou 11,3% em 12 meses e 1,5% em relação ao 4T11, totalizando 38.536 mil clientes ao final do 1T12. 

O resultado reflete também a simplificação da estrutura dos planos. A Oi migrou de planos com vários gatilhos diferentes para planos com um único gatilho, que oferecem, dependendo da região, o mesmo valor ou o dobro da recarga em bônus todo dia para usar com ligações locais e longa distância para Oi Móvel e Oi Fixo e envio de SMS para qualquer operadora. Esta nova estrutura de planos, além de trazer uma comunicação mais transparente para o consumidor, faz parte de um posicionamento mais agressivo no mercado pré-pago para alavancar vendas e receitas.

Em relação à estratégia de fortalecimento de canais de vendas, a Companhia aumentou significativamente sua presença nos pontos de varejo nacional (grandes redes varejistas), passando de 34% para 56% atualmente. 

Paralelamente, a Oi efetuou a troca de alguns distribuidores no pequeno varejo e incorporou o modelo de distribuidores multimarcas às suas operações de vendas.

Base Móvel Total:

Registra-se que no 1T12, 44.106 mil usuários pertenciam ao segmento de Mobilidade Pessoal e 2.385 mil ao segmento Corporativo. A base de clientes móveis (Mobilidade Pessoal + Empresarial / Corporativo) registrou adições brutas de 5.794 mil usuários, com desempenho mais uma vez bastante expressivo, e adições líquidas de 985 mil clientes, totalizando 46.491 mil usuários ao final do 1T12, crescimento de 2,2% no trimestre e 12,1% no comparativo anual. O ARPU de telefonia móvel atingiu R$21,3 no 1T12.

Ao final do 1T12, 65,6% das Unidades Geradoras de Receitas da Companhia (65,3% no 4T11 e 62,8% no 1T11) correspondiam à base de telefonia móvel.
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