22/11/2024

[ESPECIAL OI] Comentário do Desempenho Residencial

Desaceleração da queda da telefonia fixa e aceleração do crescimento de Banda Larga e TV Paga contribuem para a estabilidade da base, revertendo a tendência histórica de queda.

Com estratégias de fidelização que combinam telefonia fixa com Banda Larga, TV Paga e Mobilidade, associadas a iniciativas visando o fortalecimento dos canais de vendas e reposicionamento de ofertas, a Oi vem desacelerando o ritmo de redução das linhas fixas em serviço e aumentando a penetração nos serviços de Banda Larga e TV Paga, trazendo impactos positivos nas UGRs residenciais.

Esse resultado positivo é fruto principalmente das seguintes iniciativas:

Convergência

Através de soluções convergentes, a Companhia continua focando no aumento da base de residências com mais de um produto. O número de residências com mais de um produto sobre a base total avançou 1,3 p.p., totalizando 6.238 mil.

Em relação ao Oi Conta Total, a Oi lançou uma oferta para o Natal de 2011 com preços atrativos, incluindo planos de dados para o celular e Velox 3G. Além disso, passou a oferecer, em todos os planos, bônus de minutos ilimitados para Oi Móvel e Oi Fixo. Tais ações fizeram com que as adições líquidas do Oi Conta Total no trimestre apresentassem desempenho 5,4% superior ao 4T11, atingindo 1.632 mil clientes ativos. 

Já o Oi Internet Total, lançado no 4T11, vem respondendo positivamente nas localidades onde é comercializado e já representa mais de 10% das vendas de Banda Larga de alta velocidade.

A Companhia continua implementando melhorias operacionais e ofertas atrativas no Oi TV que visam a fidelização da base de usuários de telefonia fixa residencial, incentivando a venda do produto para clientes residenciais que já possuem telefone fixo. A Companhia vem desenvolvendo diversas iniciativas que tornam o serviço ainda mais competitivo, como: a inclusão na programação do sinal da Globo de TV aberta em diversas regiões do Brasil; canais Globosat; Campeonatos Estaduais e Brasileirão, através do Premiere FC; Fox Sports; Comedy Central; Canal Combate, além dos HBO e Telecine.

O Oi TV Mais, o plano de entrada mais completo do mercado, que disponibiliza 44 canais pagos, mais do que o dobro do que é oferecido no pacote de entrada da concorrência, está disponível para contratação de clientes do Oi Velox por R$ 29,90, nos três primeiros meses.

O desempenho da Oi TV no 1T12 já reflete as iniciativas do plano estratégico da Companhia, com aumento expressivo das adições líquidas comparado com as adições de todo o ano de 2011. Neste sentido, o serviço de TV Paga da Oi foi o que mais cresceu entre as concorrentes do mercado no primeiro trimestre deste ano, segundo os dados da ANATEL. A Oi TV registrou um aumento de 12,8% na sua base de assinantes na comparação de março de 2012 com dezembro de 2011. O crescimento da Oi TV ficou acima da média do mercado, que foi de 7,3% no mesmo período. A Companhia está intensificando o foco na prestação de serviços de TV Paga, por considerar o produto essencial em seu portfólio de ofertas convergentes. A Oi tem sua estratégia focada em apresentar as melhores e mais completas 
soluções para seus clientes, proporcionando economia, conveniência e convergência para suas residências. 

Aumento da penetração e velocidade de Banda Larga

A Oi atingiu a marca de 5,2 milhões de clientes do Oi Velox (Residencial + Empresarial / Corporativo) ao final de março/12. A empresa tem ofertas do seu serviço de Banda Larga fixa em todos os estados do país, exceto em São Paulo. A Oi vem ampliando sua base com estratégia focada nos serviços convergentes e oferece amplo portfólio de serviços de acesso à internet, incluindo Banda Larga fixa (Oi Velox) e móvel (Oi Velox 3G) e Oi WiFi.

Para atender o novo perfil de usuário de internet, que busca estar sempre conectado, a Oi lançou em 2011 o primeiro pacote de serviços integrados de internet: o Oi Internet Total, que une Banda Larga fixa, móvel e rede wi-fi, garantindo uma solução completa de Banda Larga para o cliente. Com planos a partir de R$ 69,90 no Rio de Janeiro, é possível utilizar os três tipos de acesso à internet. 

Para o público que procura mais velocidade de conexão à internet, a Oi oferece planos de até 20 MB. Essas ofertas de velocidades mais altas, assim como o plano Oi Internet Total, são acompanhadas de anti-vírus e modem wi-fi. No trimestre prosseguiu a elevação da velocidade média da base, atingindo 2,6 MB em março/12, crescimento de 37% em relação ao 1T11. Do total da base de clientes de Banda Larga, 24,1% já possuem velocidade igual ou superior a 5 MB (23,8% no 4T11), sendo deste total, aproximadamente 50% com velocidade superior à 10 MB.

Destaca-se que a Companhia vem conseguindo aumentar o percentual de usuários que contratam velocidades mais altas, mesmo com a elevação da penetração do serviço de Banda Larga.

O número de desconexões de Banda Larga apresentou redução de 3,5% no comparativo trimestral em razão dos investimentos na expansão e na qualidade da rede, das ações de blindagem e upgrade de velocidade da base e de melhorias no processo de instalação. 

O Oi Velox apresentou bom desempenho em termos de adições líquidas, com as vendas sustentando crescimento consistente com o esperado no plano de longo prazo. Este desempenho é fruto da melhoria das ofertas, da intensificação das campanhas de mídia, da expansão dos canais e do cross-selling sobre a base. Em termos de ofertas, a Oi possui um portfólio com preços atrativos para os diferentes perfis de utilização. 

Para quem busca o primeiro acesso à internet Banda Larga, a empresa disponibiliza ofertas a partir de R$35,00, permitindo assim o aumento da penetração do Oi Velox.

Fortalecimento dos canais de vendas e reposicionamento de ofertas

O reposicionamento de portfólio, com a inclusão de planos ilimitados na telefonia fixa, o crescimento de lojas próprias e franquias e a mudança no sistema de comissionamento dos parceiros, contribuíram para o aumento de 13,1% nas adições brutas de linhas fixas versus o 4T11. 

A oferta de serviços da Oi ficou ainda mais atrativa frente às concorrentes, com opções de planos controlados e de Longa Distância ilimitados, incrementando assim a utilização dos serviços pelos clientes e reduzindo o apelo das ofertas das operadoras móveis. Além disso, já é possível perceber que a reestruturação de canais vem impactando positivamente as vendas de Banda Larga, TV e bundles conforme descrito anteriormente.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários