Dados de mercado mostram que a competição no mercado 3G está acirrada no Brasil. A Claro que liderava, com certa folga no mercado de acessos 3G ao final de 2011, perdeu o fôlego e a primeira posição para a Vivo no 1º tri de 2012. Também viu a TIM crescer e chegar mais perto. Quem também teve uma boa reação no período foi a Oi, mas ainda fica muito distante das suas concorrentes.
Nos dados, levantados, a Claro – que tinha 37,7% do market share em dezembro de 2011 com vantagem sobre a Vivo (34,9%) – perdeu vez e terminou o 1º tri de 2012 com 31,5%, superada pela Vivo que chegou a 32,3%. Mas a Vivo também perdeu market share – tinha 34,9% e passou para 32,3%. Por sua vez, a TIM, que tinha 23%, em dezembro, passou para 27,6% e, agora, chega bem perto das duas rivais na disputa pela liderança.
No levantamento, a Oi está muito distante das concorrentes, mas a operadora apresentou uma boa reação nos três primeiros meses do ano. Em dezembro, a concessionária detinha apenas 3,9% do market share de banda larga móvel. De janeiro a março, reagiu, cresceu mais de 100% e alcançou 8,1%.
Em adições líquidas de clientes de banda larga móvel, a TIM foi a operadora com melhor desempenho no 1º tri de 2012 – passou de 9.458 milhões, em dezembro, para 14.333 milhões, em março de 2012. A Vivo foi a operadora com o maior número de adições – chegou a 16.800 milhões, quando em dezembro, tinha 14.365 milhões.
A Claro, que teve no segundo semestre do ano passado a melhor performance – passando de 10.017 milhões, no final do segundo trimestre, para 15.497 milhões, nesse começo de 2012, viu cair a sua média e fechou março com 16.344 milhões. Já a Oi passou de 1.596 milhões em dezembro de 2011 para 4.226 milhões, em março de 2012.