Foi confirmado, nesta sexta-feira (21), que o executivo Pietro Labriola será o novo CEO e integrante do conselho da Telecom Italia, controladora da TIM Brasil, que também é comandada pelo presidente eleito. A decisão do conselho de administração foi unânime, de acordo com a imprensa local. A deliberação da decisão foi hoje (21).
Desde que foi chamado para ocupar o cargo de gerente geral da TIM Itália, até a chegada de outro CEO, Labriola tem mostrado serviço. O executivo apresentou um plano de reestruturação do grupo, onde será possível que o conselho de administração justifique aos acionistas da tele a recusa da oferta de compra feita pela KKR, de US$ 12,2 bilhões.
O plano proposto por Labriola lembra um pouco a solução feita com a Oi. A proposta prevê a segregação estrutural de ativos, mas com a diferença de que os ativos de infraestrutura e serviços da Telecom Italia vão compartilhar o atual patrimônio e endividamento do grupo.
Agora que foi escolhido para ser CEO da operadora italiana, Labriola deve dar lugar ao seu cargo na operadora brasileira para Alberto Griselli, o mais cotado internamente para assumir a função.
LEIA TAMBÉM:
–> Telecom Italia pode ter novo presidente em breve
–> Labriola assume cargo na Telecom Italia e afirma que nada mudará na TIM Brasil
–> Alberto Griselli pode assumir o cargo de Pietro Labriola na TIM Brasil
Enquanto esteve na TIM Brasil, Pietro Labriola entregou resultados, sendo que já no primeiro ano, a empresa apresentou alta nas receitas e lucro antes de impostos, depreciações e amortizações (EBITDA).
O executivo tem perfil conciliador, sendo que uma vez propôs a união entre as operadoras brasileiras para abordar em conjunto o mercado das carteiras digitais e de publicidade móvel. Tais projetos não saíram, o que não impedia o executivo de orientar o fechamento de negócios inovadores no setor, como a participação no capital social de startups em troca de big data e atração de clientes da base da TIM e a segregação dos ativos de fibra para a criação da I-Systems, uma sociedade em rede neutra formada com a empresa IHS.