De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de reclamações de usuários em relação aos serviços de telecomunicações reduziu em 24,4% em 2021, comparado com os números de 2020. Foram registrados 2.949.334 reclamações durante todo o ano de 2022, enquanto que em 2021 caíram para 2.228.391, uma queda de 720.943 queixas.
Em relação ao número de reclamações no mês de dezembro de 2021, houve uma queda de 28,7% em comparação com o mesmo período de 2020, passando de 214.212 para 152.685. O mês de dezembro apresentou o menor índice de queixas de todo o ano de 2021.
O diretor executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, afirmou que
“O setor fechou o ano com essa expressiva marca: uma queda de mais de 20% no número de reclamações. Redução que vem seguindo a tendência registrada ao longo de 2021. Desde abril, registramos reduções acima de 20%. Resultado dos altos investimentos feitos pelas prestadoras”.
De janeiro a setembro de 2021, o setor investiu R$ 25,5 bilhões, um aumento de 4,8% em relação ao mesmo período de 2020.
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Ferrari também afirma que as quedas são reflexo da medidas como Não Me Perturbe (NMP), que melhoraram a relação das empresas do setor com os consumidores. O NMP é uma plataforma em que os consumidores podem bloquear as ligações de telemarketing de empresas do segmento e que oferecem crédito consignado.
Todos os principais serviços de telecomunicações tiveram queda nas queixas em 2021. A maior redução ocorreu na TV por assinatura, que caiu 43,7%, 282.177 para 158.944. Na internet banda larga fixa, as reclamações caíram 26,7%, de 764.075 para 560.036 e na telefonia móvel, as queixas foram de 1.403.272 para 1.119.511, uma queda de 20,2% em 2021 em relação a 2020.