Nesta terça-feira (8), a Claro Brasil divulgou os seus resultados de 2021, onde apresentou um lucro antes de impostos, depreciações e amortizações de R$ 16,53 bilhões no ano, e de R$ 4,38 bilhões no quarto trimestre. Com esses números, a operadora registrou uma expansão de 3% no consolidado do ano, e de 3,56% em relação ao quarto trimestre de 2021 e o de 2020.
Em todo o ano de 2021, as receitas da Claro somaram R$ 39,72 bilhões, uma ligeira alta de 0,65%, enquanto que as receitas do trimestre foram de R$ 10,2 bilhões, com um crescimento de 0,62%.
Embora a operadora não divulgue relatórios detalhados no Brasil, a sua carteira digital (Claro Pay) registrou 1 milhão de downloads em dezembro de 2021, se tornando o aplicativo mais baixado no Google Play Store no mês. No entanto, não foram divulgados os resultados financeiros do serviço. São 700 mil os usuários ativos no app.
Nos serviços mais tradicionais da empresa: telefonia, banda larga e TV por assinatura, a Claro obteve uma expansão de 16,2% da base pós-paga no quarto trimestre, quando comparado com o mesmo período de 2020, o que resulta em uma adição de 5,8 milhões de usuários ao segmento.
LEIA TAMBÉM:
–> Claro se junta ao Parque Tecnológico Itaipu para buscar soluções tecnológicas para o agronegócio
–> Chega ao Brasil a plataforma Europa+ em parceria com a Claro
–> Saiba como será dividida a Oi Móvel entre a TIM, Vivo e Claro
Ainda de acordo com relatório financeiro, no segmento corporativo, a Claro Brasil apresentou um crescimento de 107,6% nas receitas em banda larga móvel, 105,5% em nuvem, 49% em segurança, 20,6% em plataforma de conectividade com internet, 13,9% em mobilidade e 11,3% em M2M/IoT. Já a receita líquida do serviços móveis registrou uma aumento de 8,3% no quarto trimestre, no comparativo com o período de 2020.
“Encerramos o 4T21 com um total de 70,5 milhões de clientes móveis, liderando o saldo líquido de portabilidade com 329 mil de linhas portadas, atingindo um saldo positivo de 1,6 milhão de linhas portadas em 2021”, diz a companhia no relatório enviado à CVM.
Serviços residenciais
Nos serviços residenciais, a Claro Brasil afirma que mais de 80% dos planos comercializados no quarto trimestre tinham velocidade nominal acima de 250 Mbps. Em conjunto com a venda do plano de 1 Gbps, a operadora diz que dobrou a velocidade média dos serviços de banda para fixa ao longo de 2021.
A Claro Brasil atingiu 35,7 milhões de domicílios em 372 cidades, sendo que foram lançadas 88 novas cidades com FTTH (Fiber To The Home), totalizando 168 cidades que atendem 3,2 milhões de residências com a tecnologia.
Na TV por assinatura, mesmo tendo queda na base de cliente pagantes, a operadora continua sendo líder com 43% do mercado. “O NOW, nossa plataforma VOD, continua liderando no mercado brasileiro, alcançando 91 mil títulos e mais de 103,9 milhões de transmissões no 4T21”, afirma. O Claro Box TV registrou 255,7 mil assinantes no quarto trimestre de 2021, apresentando um crescimento de 65,6 mil clientes no período.