A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atualizou os dados de todos os segmentos de telefonia móvel em 2021, onde o Brasil terminou o ano com 253,3 milhões de celulares e densidade de 118,38 celulares por habitante, além de adições líquidas de 19,2 milhões de aparelhos, sendo que 15,0 milhões pós-pagos e 4,2 milhões de pré-pago.
De acordo com os dados, a Claro ganhou market share em todos os cinco segmentos (celular, pré-pago, pós-pago, pós sem M2M e M2M) serviços móveis em 2021, enquanto que a Vivo somente em um e a TIM em nenhum deles.
A Oi também apresentou um bom desempenho em 2021, ganhando mercado em quatro segmentos (celular, pré-pago, pós-pago e pós sem M2M). A companhia contribuiria para que Vivo ganhasse market share em três setores (celular, pós-pago e M2M) se a sua incorporação fosse considerada desde 2020. Claro que continuaria ganhando market share nos cinco segmentos e a TIM perdendo em todos.
No market share total de celular, a Vivo e TIM perdem mercado para a Claro e Oi em 2021, sendo que a Claro saiu de 27,0% (2020) para 27,8% e a Oi de 15,7% para 16,6%. A Vivo foi de 33,6% para 33,1%, enquanto que a TIM foi de 22,0% para 20,6%.
No pré-pago, a Claro saiu de 23,9% para 24,4% e a Oi de 20,0% para 21,2%. A Vivo caiu de 29,3% para 28,7%, enquanto que a TIM perdeu mercado de 25,7% para 24,5%. No pós, a Claro foi de 30,0% para 30,9%, a Oi de 11,5% para 12,5%, Vivo perdeu, de 37,7% foi para 37,0% e a TIM 18,3% para 17,1%.
LEIA TAMBÉM:
–> Anatel prorroga o direito de exploração de satélite Star One C3 pela Claro
–> Claro Música lança programa de entrevista com artistas do ramo musical
–> Claro Brasil planeja levar fibra óptica para 3 milhões de casas em 2022
No market share do pós-pago sem M2M, a Claro foi de 28,7% para 29,0%, Oi de 12,61% para 14,7%, enquanto que a Vivo perde, saindo de 38,0% de participação para 36,9% e a TIM de 19,9% para 18,8%.
Já no M2M, a Vivo ganhou mercado junto com a Claro, enquanto que a Oi e TIM perderam market share. A Vivo saiu de 36,7% para 37,4%, Claro de 33,8% para 36,7%, TIM caiu de 13,3% para 11,9% e a Oi de 7,9% para 6,1%.
Vale ressaltar que esses números podem ser afetados após a incorporação dos clientes da Oi Móvel para as três operadoras. No entanto, ainda não há como saber até que ponto o market share da telefonia móvel será afetado pela operação da venda da unidade móvel da Oi.
Confira o gráfico: