05/04/2025

TIM implanta primeira antena movida a energia eólica em Pipa (RN)

Além de ampliar e reforçar a cobertura 4G na localidade, o biosite também servirá para realizar testes com a tecnologia 5G.

Alinhada aos pilares ESG, a TIM investiu na implantação da primeira antena movida a energia eólica em Pipa, Rio Grande do Norte. A praia, localizada em Tibau do Sul, é procurada por turistas pela combinação das ondas, bons ventos e da beleza natural. O biosite foi implementado em parceria com a AlfaSite.

Com a antena celular, a operadora amplia e reforça a cobertura da rede 4G na localidade, situada a 77 km de Natal, e que em breve, também servirá para teste da tecnologia 5G. O equipamento, que está recebendo grafites do artista local Rafa Santos, é parecido a um poste de iluminação pública com dispositivo de telecomunicações em seu interior.

O intuito da operadora é incorporar o equipamento à paisagem e ao mobiliário urbano, melhorando ainda mais a experiência dos clientes. De acordo com a TIM, do ponto de vista técnico, a antena movida a energia renovável é diferente das torres eólicas tradicionais, pois suas pás são posicionadas na vertical, no topo do poste metálico. A operadora afirma que o design da antena garante que o movimento seja mais silencioso e eficiente, além de causar menor impacto visual.

Atualmente, há mais de 1.700 biosites no modelo tradicional em todo o país cidades e o novo equipamento poderá reforçar a cobertura da rede 4G até em ambientes fechados ao redor.

LEIA TAMBÉM:

–> Labriola vê crescimento com a compra dos ativos da Oi Móvel pela TIM

–> TIM integra, pela primeira vez, o anuário Sustainability Yearbook 2022

–> Mais uma! Oi, TIM, Vivo e Claro são notificadas pelo Procon-JP

Para Mario Girasole, vice-presidente de Relações Institucionais e Regulatórias da TIM Brasil, a instalação do biosite eólico em Pipa mostra como é possível priorizar soluções ambientais e enrgerticatemente sustentavel, contribuindo para ampliação da conectividade e alinhadas ao compromisso da TIM de ter as melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

“A jornada ESG da TIM já é uma realidade de mais de uma década, sendo tema prioritário desde o início das operações da empresa no Brasil. Muito desse avanço, sem dúvida, é fruto da estrutura organizacional da companhia, que estimula a inovação. O biosite é um desses recursos inovadores, bastante usado, inclusive, por prefeituras em todo o país, que agregam à ampliação da capacidade de rede, soluções como câmeras de segurança e iluminação pública”, afirma.

Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, ressalta a importância que o Nordeste tem para a estratégia da operadora, afirmando que “nossa meta é atingir 100% dos municípios brasileiros com o 4G até 2023. No Nordeste, estamos fazendo aportes importantes para antecipar esta meta, alcançando já cinco estados com cobertura 4G em 100% dos municípios“.

“O biosite é um dos investimentos da operadora, representando uma solução eficiente e uma das alternativas mais sustentáveis para ampliar o número de antenas, que é fundamental para o adequado funcionamento do 5G, tão logo que a frequência for liberada pela Anatel. Até lá o equipamento poderá ser utilizado para testes da nova tecnologia”, reforça.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rafael Marques Rodrigues

Não da pra entender. Se o problema foi no sistema da Surf Telecom, que afetou todos os clientes das operadoras virtuais associados à ela, que raios de cabo ótico é esse que deixa apenas alguns clientes da Correios sem serviço? Posso estar fazendo uma afirmação meio imbecil mas cabo ótico é infraestrutura de rede física que, teoricamente, quem a tem é a TIM ou a Surf (já que a Surf também tem estrutura de rede física), e não a Correios.

Cidade - UF
São Paulo - SP
Tailor Durante

Faz duas semanas que tento cadastrar um chip dos correios.

Cidade - UF
Cascavel pr
Jefferson

Não consigo entender qual a vantagem de uma dessas MVNOs. Planos ruins, cobertura péssima e preços nada competitivos. Só vejo o choro de quem usa!

Cidade - UF
Recife - PE
Última edição 4 anos atrás por Jefferson
Fábio Arai

Uso Correios Celular e tive esse problema por volta de 11:00 de quinta-feira na rua. Testei chip no tablet 4G quando cheguei em casa e mesma coisa! Tentei contatar Correios Celular pelo app (chat) que não é operador físico. E manda ligar para SAC sendo que chip está fora de serviço. Outra opção era deixar algum telefone de contato, que ligariasm de volta. Estou esperando até hoje… Fiquei reiniciando celular de vez em quando para ver se voltava o sinal, até que voltou na tentattiva de segunda de manhã. Até entendo que devem estar trabalhando com número reduzido de pessoas… Leia mais »

Cidade - UF
Jacaréi - SP
Roger

Se ser cliente de uma operadora já pode se tornar um problema (quando ocorre falhas – e elas eventualmente ocorrem) imagina quando se é cliente de MVNO’s. A operadora A, B, C ou D aluga sua rede para uma “operadora virtual” que por sua vez, vira uma agenciadora, que revende e credencia para Correios, Bancos, Supermercados, lojas varejistas e por aí vai. São tantos intermediários e tantas possibilidades de no meio desta cadeia de processos e sistemas, algo apresentar falha.

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Luiz Carvalho

Espero que a anatel tome alguma providencia, lembrando que a culpada é a surf telecom, os clientes dela que estão sendo lesados.

Cidade - UF
São Paulo
Antonio Affonso

Sou cliente da Geek Celular, a falecida Veek. Hoje completa 10 dias que estou sem nenhum sinal em meu aparelho. Se você acha que os clientes da Correios estão sofrendo, é porque não são da Geek. Os canais de atendimento disponíveis são um número do WhatsApp, um e-mail e um *288. Os dois primeiros não são respondidos – nestes 10 dias, recebi duas mensagens, uma pedindo pra reiniciar meu celular e outra perguntando qual era o aparelho. Nenhuma explicando o ocorrido, falando de prazo de retorno ou qualquer coisa parecida. O número a ser discado, só funciona se você liga… Leia mais »

Cidade - UF
São Paulo - SP
Vinícius Guerra

Por essas e outras não saio mais da Vivo, em 2 anos usando, nunca tive nenhum problema de sinal, ainda funciona em cidades pequenas. Não adianta, as vezes a pessoa acha que outras empresas conseguem algo melhor, ledo engano.

Quem quiser qualidade e bom serviço, use a a Vivo, dificilmente terá problemas, desde 1996 como cliente, sempre resolvem quaisquer avarias caso ocorra.

Fica a dica para o pessoal, embora cada região uma operadora ou outra funcione melhor, mas no geral, nenhuma delas ganha da Vivo com menor latência, velocidade e ainda bom atendimento.

Cidade - UF
Rio de Janeiro