A mudança deve-se à junção da Telefônica e da Vivo.
Uma nova cor chama a atenção dos turistas e moradores ao centro de Itu. O orelhão de sete metros localizado na praça da Matriz, um dos principais responsáveis pela fama da “cidade onde tudo é grande” está passando por reformas e recebeu uma nova cor: roxo.
Isso porque o grupo Telefônica Brasil consolidou seus serviços no Brasil sob a marca da operadora móvel Vivo, com planos de lançamento de pacotes de produtos convergentes nos próximos meses, acompanhando a tendência dos grupos de telecomunicações que estão unificando telefonia fixa, móvel, banda larga e TV paga.
A Vivo é o grupo líder de telecomunicações no Brasil com uma base de 90 milhões de clientes, 73 milhões deles usuários de telefonia celular que representam 36,5% do mercado com contrato e 28,4% de pré-pagos em todo o país. O segmento de telefonia fixa, que até agora opera apenas no estado de São Paulo, tem uma base de 10,6 milhões de clientes.
Em uma entrevista coletiva, o presidente do grupo no país, Antonio Carlos Valente, afirmou que a empresa prevê investir R$ 24,3 bilhões entre 2011 e 2014, com parte significativa dos recursos sendo injetada na expansão de sua cobertura de dados móveis pelo país, que deve chegar a cerca de 2.800 cidades até o final do trimestre.
O orelhão foi cedido pelo ex-ministro das Comunicações, Higino Corsetti, e instalado pela Companhia Telefônica na praça da Matriz, em 1973. Homenageado com um banquete na cidade, ele encerrou seu discurso com as seguintes palavras: “O Brasil é grande, mas eu sei que Itu é maior. E a Telesp não podia deixar de instalar, na cidade, um ‘orelhão à altura da sua fama’”.
Feito na mesma fábrica que produzia os orelhões comuns, nasceu o “Orelhão de Itu”, instalado num poste do jardim da matriz, e que atrai, diariamente, a curiosidade de turistas e visitantes.
Posteriormente, o velho modelo do orelhão da Telesp foi substituído pelo orelhão da telefônica. Na mesma praça onde fica o “Orelhão de Itu” há também o semáforo gigante, que faz a alegria da criançada. E para completar a farra, nada como levar uma lembrança gigante para os amigos e familiares.