Como faz todos os anos, a Ericsson lançou o relatório “ConsumerLab Hot Consumer Trends”, que traz informações sobre o que os consumidores esperam da Internet dos Sentidos, ou seja, as tecnologias para os próximos dez anos.
O termo abrange tecnologia, sentidos de visão, audição, paladar, olfato e tato. A previsão é de que tal expectativa seja habilitada por tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR), 5G e automação.
Além disso, a supervelocidade do 6G e outras características vão permitir recursos até agora inexplorados, como holografia, aplicações táteis, e novos formatos que poderiam até mesmo dispensar o uso de smartphones.
O Hot Consumer Trends 2030 tem como base 46 milhões de pessoas que começam a usar uma tecnologia assim que ela chega ao mercado, geralmente em primeira geração.
VEJA TAMBÉM:
–> EUA e Reino Unido fecham acordo para desenvolver o 6G
–> Apple já está interessada na tecnologia 6G
–> China lança ao espaço o primeiro satélite 6G do mundo
Confira sete tendências de consumo para 2030:
- 59% dos consumidores acreditam que só de pensar, poderemos ver as rotas dos mapas nos óculos de realidade virtual.
- 45% preveem um dispositivo para a boca que aprimora digitalmente tudo o que você come, para que qualquer alimento possa ter o sabor do seu petisco favorito.
- Cerca de 6 em cada 10 acreditam que poderemos visitar florestas e áreas repletas de natureza, tudo digitalmente, e ainda sentir os cheiros dos locais.
- Os jogos de realidade virtual são previstos por 7 em 10 como indistinguíveis da realidade física até 2030.
- Metade dos entrevistados são “consumidores pós-privacidade”. Eles esperam que os problemas de privacidade sejam totalmente resolvidos para que possam obter com segurança os benefícios de um mundo orientado por dados.
- Serviços baseados na Internet dos Sentidos tornarão a sociedade mais ambientalmente sustentável, de acordo com 6 em 10 entrevistados.
- 45% dos consumidores antecipam shoppings digitais, permitindo que eles usem todos os cinco sentidos ao fazer compras.