Confirme já informamos no Minha Operadora, a partir desta quinta-feira (10), o novo prefixo de telefonia 0303 para as chamadas de telemarketing ativo deve começar a funcionar no Brasil.
As ligações que forem feitas para os consumidores com o intuito de oferecer produtos e serviços deverão vir com a numeração à frente identificando a chamada.
Segundo Vinícius Caram, Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, 60 grandes empresas já receberam autorização para usar o prefixo 0303, enquanto outras 40 empresas solicitaram a numeração e aguardam aprovação.
É importante lembrar que empresas que fazem uso do telemarketing ativo a partir de números celulares e ainda não solicitaram o prefixo 0303 devem entrar em contato com a própria operadora e pedir a migração, sem precisar acionar a Anatel.
LEIA TAMBÉM:
–> Prefixo 0303 para telemarketing pode ser danoso para o setor, afirma ABT
–> Anatel determina que empresas de telecom ampliem o ‘Não Me Perturbe’
–> Empresa Kaspersky descobre que criminosos estão usando número 0800 em golpes
A responsabilidade de informar sua base de clientes corporativos que utilizam call centers sobre a necessidade de trocar de prefixo é totalmente das empresas.
De acordo com o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, entidade que representa a Algar Telecom, Sercomtel, Claro, TIM, Vivo e Oi, as operadoras ainda não receberam de clientes pedidos para usar o novo sistema de numeração.
Marcos Ferrari alerta que “A mudança não é instantânea. Não significa que a partir de amanhã, todas as chamadas de telemarketing ativo terão já a nova numeração”. Esse processo vai levar seis meses.
Por enquanto, a regra vale apenas para chamadas originadas de números de telefone celular. Para aqueles feitos de linhas fixas, a medida vai valer a partir de junho.
ENTENDA A NOVA REGRA
- Chamadas de telemarketing originadas da rede celular deverão começar com o número 0303
- A partir de junho, regra começa a valer para rede fixa
- Número é de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo
- Empresas que solicitam doação e que fazem cobrança não precisam fazer uso do código
- Identificação tem que aparecer de forma clara no visor do telefone
- Consumidores podem pedir às operadoras o bloqueio das chamadas de telemarketing