Segundo estudo da 5G Americas, outros países da região ainda estão testando a tecnologia. |
A América Latina já conta com 18 redes móveis, distribuídas por nove países, utilizando a tecnologia Voice Over LTE (VoLTE). Os países que estão utilizando a tecnologia são Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Peru e Porto Rico. No estudo, a 5G Americas analisou 19 países.
Além das redes com VoLTE operando, foram anunciados testes com a tecnologia na Argentina, Brasil, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.
“O serviço de voz evoluiu de um serviço analógico, enviado por circuitos convencionais de telefonia em redes 2G e 3G, para um serviço transmitido utilizando mais pacotes de dados em redes 4G, e que pode ser integrado a outros serviços e aplicações, como mensagens e videochamadas”, explicou o diretor da 5G Americas para a América Latina e o Caribe, José Otero.
“Usando o VoLTE, as operadoras podem oferecer voz com alta definição (HD), melhorando a clareza e a inteligibilidade da voz, e até mesmo permitindo suprimir o ruído ambiente “, completa.
VIU ISSO?
VIU ISSO?
O estudo da 5G Americas foi realizado com base em anúncios públicos de operadoras e relatórios de mídia, considerando redes móveis da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
No Brasil, a TIM é a operadora que mais investiu em VoLTE. A empresa atingiu, no mês passado, a marca de 10 milhões de clientes utilizando o serviço nas 2.200 cidades em que a tecnologia está disponível.
Já a Vivo ativou o serviço em cerca de 30 cidades do Brasil. A Oi e a Claro ainda não começaram a investir na tecnologia.