As duas novas operadoras móveis virtuais irão utilizar a capacidade de rede da Telefônica/Vivo. |
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) autorizou que mais duas MVNOs – operadoras móveis virtuais – operem no Brasil. Trata-se da Telecall e Digaa Telecom. Ambas irão compartilhar suas capacidades de redes com a da Telefônica/Vivo. Em julho do ano passado a Anatel também autorizou que uma nova MVNO entrasse em operação, a J. Safra Telecomunicações, que utiliza a capacidade de rede da Claro.
Caso você não esteja associando o termo com a aplicação prática, MVNO (Mobile Virtual Network Operator) é o modelo de negócio adotado no Brasil, por exemplo, pela Veek e Correios Celular. As MVNOs podem operar no Brasil desde novembro de 2010. Ao redor do mundo mais de 1300 MVNOs estão ativas.
Graças a esse modelo uma operadora pode operar de forma que sua capacidade seja terceirizada, utilizando o know-how de uma tele convencional. A Veek, assim como os Correios Celular, utilizam a capacidade de rede da TIM.
VIU ISSO?
No caso da Telecall e da Digiaa Telecom elas utilizarão o modelo de MVNO para expandir suas capacidades de operação, já que ambas contam com rede própria.