Confira os dados mais recentes sobre o programa Celular Legal, que visa o bloqueio de aparelhos irregulares. |
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) revelou o panorama mais recente sobre o “Celular Legal”, programa criado pela agência reguladora no ano passado para o bloqueio de celulares irregulares. Os modelos que se enquadram nessa categoria são os não certificados, assim como aqueles com IMEI adulterado ou clonado.
De acordo com o balanço mais recente da agência, até o momento já foram bloqueados quase 204 mil aparelhos – mais precisamente 203.975. Como já havia sinalizado, o programa será ainda mais efetivo este ano. Somente em janeiro de 2019 foram bloqueados 49.286 celulares.
Dentre os estados, o Rio de Janeiro é o que contabilizou o maior número de aparelhos bloqueados em janeiro de 2019: 14.253 aparelhos, seguido de Goiás com 6.987 e Distrito Federal com 5.639.
O processo de bloqueio está acontecendo por etapas. A próxima etapa do programa “Celular Legal” passará por São Paulo e demais estados que ainda não enfrentaram o pente fino do programa.
VIU ISSO?
“É importante que a própria sociedade esteja consciente. O projeto terá mais efetividade na medida em que, ao comprar celular de segunda mão, se verifique o IMEI, que pode ser feito pelo próprio site da Anatel”, declarou Leonardo de Morais, presidente da Anatel.