São Paulo é a cidade mais rápida do país em banda larga fixa. |
O Brasil está ocupando o 65º lugar no ranking mundial de velocidade média de download em banda larga fixa, entre a Índia e a Macedônia, com 23,64Mbps, segundo estudos do Speedtest, divulgado na última segunda-feira (19) pela Ookla.
Apesar da colocação ruim, o relatório do Speedtest enfatiza que os investimentos em fibra (FTTH) nas maiores cidades brasileiras pelas principais TIM Live e Vivo mostram que a banda larga fixa é uma indústria em crescimento no Brasil.
No ranking de velocidade média de upload em banda larga fixa, o Brasil ocupa o 74º lugar no mundo, entre a Croácia e a Arábia Saudita, com 10,57Mbps.
Analisando os dados do segundo e terceiro trimestre de 2018 de mais de 31 milhões de testes, a NET Virtua é o provedor mais rápido do Brasil, com um Speed Score de 30,73.
A TIM Live é o segundo, com um Speed Score de 29,99. Vivo e Oi, que fornecem serviços móveis e de banda larga, estão em terceiro e quarto lugar, com 25,84 e 7,05, respectivamente.
VIU ISSO?
- Velocidade média em rede móvel aumenta 26,8% no Brasil
- Oi Total de 100GB de internet e 200 Mega de banda larga por R$ 254
- Black Friday: Vivo oferta planos Smart Empresas com dobro de dados
Velocidades regionais
Como costuma ser em países com uma vasta extensão geográfica, as maiores velocidades de banda larga fixa no Brasil são encontradas geralmente nas áreas mais densamente povoadas, enquanto o resto do país fica para trás.
Entre os estados, o Distrito Federal tem a maior velocidade média de download em banda larga fixa. O estado do Rio de Janeiro é o segundo, seguido pelos estados do Acre, Rio Grande do Sul, Paraná e Ceará.
Assim como ocorre com a rede móvel, a região Norte abriga três dos cinco estados brasileiros com a menor velocidade de download em banda larga fixa: Amapá, Roraima e Rondônia. A Região Nordeste contém os outros dois: Maranhão e Alagoas.
Entre as cidades, São Paulo é a mais populosa do Brasil e a mais rápida do país para banda larga fixa, com velocidade média de download de 36,54 Mbps. Das nove cidades restantes, Curitiba e Porto Alegre empataram em segundo lugar.
Brasília ocupa o quarto lugar, com uma velocidade de download de 29,27 Mbps, e o Recife ocupa a décima posição, com uma velocidade média de download de 19,85 Mbps em banda larga fixa.
A NET Virtua se destaca entre as demais em termos de banda larga fixa, com as maiores Speed Scores em sete das 10 cidades que foram analisadas e empatando em duas cidades adicionais. A Copel vence em uma cidade e a Vivo empata em uma.