Relatório da Open Signal mostra que a operadora é a melhor em 4 dos 5 critérios analisados. |
A Open Signal revelou a edição mais recente do seu relatório Mobile Network Experience, que avalia como anda o panorama da conexão móvel em determinado país. No caso do Brasil, a Claro, que costuma se sair bem nesse ranking, mais uma vez aparece no topo do pódio.
O mais impressionante é que em relação ao comportamento da rede, a Open Signal leva em consideração quatro critérios: experiência de vídeo, velocidade de download, velocidade de upload e latência. A Claro vence em todos eles.
Tirando o resultado do desempenho da rede, o relatório da Open Signal também fala sobre a disponibilidade do 4G. Nesse quesito a TIM se sagrou campeã.
Disponibilidade do 4G
No primeiro critério citado pela Open Signal em seu relatório, a disponibilidade de cobertura 4G, a TIM aparece na liderança. O relatório aponta que a operadora tinha redes 4G em 78,6% das vezes que o usuário se conectou. Comprovando que a Claro é realmente consistente com seu serviço de internet móvel, a companhia aparece logo em seguida nesse quesito, com 67.9.
VIU ISSO?
Experiência de vídeo
O primeiro quesito que a Claro vence foi experiência de vídeo. Aqui a Open Signal leva em consideração a forma como a rede desempenha em relação a qualidade do streaming em dispositivos móveis.
A pontuação é atribuída baseada em uma escala de 0 a 100, a Claro registrou 55.7, seguida pela TIM com 53.2.
Lembrando que além de velocidade, a latência também tmem papel determinante no resultado, isso explica o porquê da Claro ter superado a TIM.
A velocidade, de acordo com a Open Signal, ficou praticamente inalterado em relação a versão anterior do relatório. A Claro aparece novamente na liderança, com média de 18,8 Mbps.
Enquanto em velocidade o impacto não foi tão signifiativo, a Open Signal destaca como o 4G em 700 MHz, tem melhorado a disponibilidade de conexão, como por exemplo, em ambientes internos.
Assim como no download, a Open Signal atribui a vitória da Claro a sua poderosa rede LTE na América Latina. A operadora ficou com média de 6,3 Mbps, mais de 2 Mbps acima da segunda colocada, a Vivo, com 4,0 Mbps.
Aqui o que importa são os menores valores, quanto menor a latência melhor é a experiência para o consumidor no consumo de vídeos, por exemplo.
A Claro registrou o valor mais baixo: 68.8 ms. A TIM aparece em seguida com 68.8 ms.
A análise da Open Signal foi feita entre setembro e novembro de 2018, com base nos dados de quase 400 mil dispositivos.
A análise da Open Signal foi feita entre setembro e novembro de 2018, com base nos dados de quase 400 mil dispositivos.