OpenSignal estudou que, em 2018, o 4G ficou estagnado entre as operadoras, embora Claro e TIM tenham ampliado a rede para mais usuários. |
A Claro continua sendo a líder em velocidade de 4G no Brasil, de acordo com o relatório completo que acaba de ser divulgado pela OpenSignal. A instituição realizou, entre março e maio de 2018, 6,4 bilhões de testes em seu medidor de velocidade, que também definiu as maiores coberturas do 4G e 3G no país.
Os resultados foram um pouco decepcionantes para o povo brasileiro. De acordo com a OpenSignal, a velocidade do 4G atingiu um período de estagnação nos últimos seis meses, já que nenhuma operadora acelerou sua rede nos smartphones. Em vários casos, inclusive, foi registrada queda na velocidade média, em comparação com o último relatório. Os maiores ganhos foram em cobertura, principalmente da Claro e da TIM.
Vamos aos números: a Claro se manteve estável, com 28,18 Mbps de velocidade média de download, cerca de 8 Mbps à frente da concorrente mais próxima, que é a Vivo, com 20,62 Mbps. A TIM registrou média de 13,47 Mbps e a Oi, em último lugar, 13,1 Mbps.
Mas quando o assunto é cobertura 4G, quem vence no Brasil é a operadora TIM, que já chega em 75,87% da população, de acordo com os testes de disponibilidade de sinal da OpenSignal.
Coladas uma na outra, a Claro tem a disponibilidade de 4G em 62,21% e a Vivo em 62,05% dos usuários. A Oi fica atrás também nessa métrica, com 56,57%.
Fora a cobertura, é a Claro que também vence em categorias como a velocidade de download 3G, velocidade de upload do 4G e velocidade geral de download de ambas as redes, conforme é possível ver abaixo:
Velocidade do 3G
Velocidade Média Total (3G e 4G juntas)
- Claro: 16,92 Mbps
- Vivo: 11,22 Mbps
- TIM: 10,05 Mbps
- Oi: 7,15 Mbps
- Nextel: 4,38 Mbps
Velocidade de upload do 4G
- Claro: 9,28 Mbps
- Vivo: 7,13 Mbps
- TIM: 5,23 Mbps
- Oi: 4,99 Mbps
LEIA TAMBÉM:
Performance regional
Separando os resultados de análise nas três maiores áreas metropolitanas do Brasil, a OpenSignal mostrou que os prêmios foram distribuídos para operadoras diferentes de acordo com a cidade estudada.
A Claro, por exemplo, ganhou o prêmio de velocidade de download 4G em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em São Paulo, enquanto a TIM solidificou sua posição de disponibilidade 4G, compartilhando o prêmio apenas com a Claro em Belo Horizonte.
A maior concorrência entre as operadoras, segundo o estudo, é pela velocidade de upload e latência do 4G nas três cidades analisadas. No Rio de Janeiro, por exemplo, a velocidade de upload fica empatada entre a Claro e a Vivo, e o mesmo acontece entre Claro e Nextel em São Paulo.