Operadoras também melhoraram seu próprio desempenho em novo teste realizado pela Ookla por meio do Speedtest. |
A Claro e a NET, do mesmo grupo, seguem na liderança no ranking de internet mais rápida para download da Ookla, consultoria responsável pelo medidor de internet Speedtest.
No novo teste de internet móvel, a Claro teve um desempenho ainda melhor do que no anterior. A operadora atingiu a média de 31,66 Mbps no terceiro trimestre, uma velocidade 12% maior do que no trimestre anterior, quando a média foi de 26,71 Mbps.
A velocidade de download da Claro também foi 58% maior do que a média da segunda colocada.
Em medições de velocidade de upload, a operadora também melhorou seu desempenho, obtendo média de 10,51 Mbps. Na última medição, sua média havia sido de 9,20 Mbps.
A nova velocidade média da Claro é 29% mais rápida do que os 8,12 Mbps, que são a média de mercado.
VIU ISSO?
Banda larga fixa
Na banda larga fixa, a NET também se manteve na liderança com velocidade de download de 37,4 Mbps. A operadora também melhorou seu desempenho já que no último trimestre havia atingido uma velocidade média de 33,60 Mbps.
A nova marca atingida pela NET é 50% superior à média nacional. A velocidade foi conferida em 20 dos 25 estados brasileiros analisados no terceiro trimestre.
A velocidade da NET foi 6,2% a mais do que a do segundo colocado (35,18 Mbps), e 27,5% a mais do que o terceiro (29,30 Mbps).
Em cinco estados, a velocidade da operadora chega a ser 200% a mais do que o rival segundo colocado.
Em cinco estados, a velocidade da operadora chega a ser 200% a mais do que o rival segundo colocado.
A NET ainda anunciou nesta semana três medidas que irá adotar para potencializar e melhorar a banda larga residencial.
O levantamento da Ookla é feito com base em dados de conexão móvel e fixa coletados por meio do seu aplicativo Speedtest, que também tem aplicativos para smartphones Android ou iPhones.
Em sua análise, a consultoria avalia informações como latência, velocidades de download e upload das principais operadoras do Brasil.