A SKY, por outro lado, foi a única grande operadora de TV por assinatura a ganhar terreno, adicionando mais de 48 mil clientes em um mês. |
A operadora de TV por assinatura via satélite (DTH) Claro TV perdeu 41.116 assinantes em dezembro de 2018 e foi engolida pela Vivo TV em número de acessos. De acordo com relatório individualizado da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Claro TV já havia sido ultrapassada pela Oi TV em participação de mercado durante o mês de novembro.
Agora a Claro TV possui um total de 1,54 milhão de clientes, ficando em último lugar entre as demais marcas de abrangência nacional. Ela perde para a Vivo TV (1,56 milhão), Oi TV (1,60 milhão) e SKY (5,28 milhões).
A maior empresa do setor, no entanto, é a NET (7,05 milhões), do próprio grupo Claro Brasil, o que em termos gerais deixa a companhia em uma posição competitiva ainda confortável. Somadas, Claro TV e NET possuem 8,6 milhões de pontos de televisão por assinatura ativos, o que representa 48,9% de todo o mercado brasileiro.
Abaixo, uma ilustração para que você consiga ter uma melhor dimensão de como está dividido o setor de TV paga, de acordo com os últimos dados divulgados pela Anatel:
Apesar de ter a liderança isolada, o mês de dezembro não foi bom para o grupo Claro Brasil no segmento de televisão fechada. Como dissemos no primeiro parágrafo, a Claro TV perdeu 41.116 clientes durante o último mês de 2018 e esse foi o pior desempenho registrado durante o mês. Para piorar mais ainda a situação, a segunda a perder mais clientes foi a sua irmã NET, que desativou 30.481 acessos.
As empresas Vivo TV (-11.351), Algar Telecom (-1.560), Cabo Telecom (-1.124) e Oi TV (-236) também presenciaram mais cancelamentos do que instalações dos seus serviços.
VIU ISSO?
- Banda Larga: Acessos do Oi Velox foram os que mais caíram em dezembro
- Brasil perdeu mais de 2 milhões de linhas fixas em 2018
- Internet da Claro é a mais rápida no celular e NET em casa
Mercado positivo mesmo só para a SKY, que absorveu 48.641 consumidores brasileiros, e para a Nossa TV (+123), de propriedade do missionário R. R. Soares.
Confira a seguir um gráfico que ilustra bem como foi a movimentação do setor:
E para quem vai o título de operadora Mico e Destaque do mês?
Calculadora na mão pois chegou a hora do nosso cálculo de crescimento percentual de base de clientes. Durante o mês de dezembro, as empresas do setor de TV por Assinatura se comportaram assim:
- SKY (aumentou a base em +0,92%) => DESTAQUE
- Nossa TV (+0,26%)
- Oi TV (-0,01%)
- NET (-0,43%)
- Vivo TV (-0,71%)
- Algar Telecom (-1,82%)
- Cabo Telecom (-2,43%)
- Claro TV (diminuiu a base em -2,59%) => MICO
O Brasil fechou o ano de 2018 contabilizando 17.574.822 acessos de TV por assinatura. Esse número representa uma queda de 543.554 assinaturas (-3,0%) em relação ao fechamento de 2017.
A TV fechada via satélite (DTH) ainda é a tecnologia mais popular entre os brasileiros, representando 54% do mercado (9,49 milhões). As outras tecnologias são TV a cabo (42% = 7,37 milhões) e TV via sinal de internet – FTTH (4% = 702 mil).