Na liderança, Claro está com 71 mil pré-pagos a mais que a TIM. |
A Claro é a nova líder em número de linhas pré-pagas do mercado. A operadora veio ganhando clientes a partir de 2016, enquanto a TIM passou a perder clientes a partir do mesmo ano.
No terceiro trimestre de 2018, a Claro ultrapassou a TIM com 71 mil pré-pagos a mais.
A diferença entre TIM e Claro neste segmento já foi de 6,7 milhões em dez/16, caiu para 2,1 milhões em dez/17 e continuou a diminuir em 2018.
Em setembro, o Minha Operadora lançou esse questionamento aqui no site e muitos leitores acreditaram que a TIM realmente iria perder a liderança.
Para alguns leitores, a falta de investimentos da TIM no 3G e melhores ofertas da Claro no pré-pago colaboraram para esse resultado.
Agora é preciso aguardar os próximos meses para verificar se a liderança da Claro neste segmento será duradoura.
Nos primeiros nove meses do ano, o Brasil perdeu 10,1 milhões de pré-pagos devido ao abandono pelo 2º chip por parte do usuário e migração para planos controle, conforme a consultoria especializada em telecomunicações Teleco.
A TIM apresentou as maiores perdas neste período (4,2 milhões), mais que o dobro que a Claro (2,0 milhões).
As perdas no pré-pago da TIM se estabilizaram em um nível próximo das demais operadoras nos últimos dois meses. Estas perdas podem ser vantajosas quando convertidas em crescimento do pós-pago (sem M2M).
A Vivo é a operadora com maior participação de pré-pago em sua base.
A Claro tem uma participação de pré-pago (62,2%) menor que a da TIM (65,1%) no total de celulares, mas a TIM apresenta uma participação menor (67,4%) que a Claro (68,9%) quando se excluem os terminais M2M do pós-pago.
Mas é importante ressaltar que a Vivo vem perdendo muitos clientes de telefonia móvel nos últimos meses. De agosto para setembro, 524.835 pessoas deixaram a Vivo, sendo a única operadora a perder clientes no período.