30/03/2025

Conexão por fibra óptica cresceu 82% entre janeiro e julho

Expansão da rede foi movida, principalmente, por provedores de pequeno porte.


Oito em cada dez novos acessos são feitos por conexões via fibra óptica. É o que aponta dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgados na última quarta-feira (29).


Em julho, o Brasil contava com 30,5 milhões de conexões ativas, o que significa uma adição líquida de 1,65 milhão de novos assinantes desde janeiro.


O levantamento da Anatel constatou que, dessas adições, a maioria é de conexão por fibra óptica, que somaram 1,36 milhão de acessos, um crescimento de 82% das redes.

Ao todo, o país conta com 4,4 milhões de conexões em fibra óptica, o que representa 14,4% do total de 30,5 milhões. 

A maior parte do acesso fixo à internet no Brasil é por meio da rede de cobre (xDSL), com 41,8% das conexões. 

A internet por cabo perdeu mercado e detém atualmente 30,3% dos acessos. A conexão menos comum é a via rádio de alta capacidade que está presente em 7,6% das residências com acesso.

A expansão da fibra óptica aconteceu principalmente por meio dos provedores de pequeno porte de internet. 


LEIA TAMBÉM:


Esse grupo de empresas com menos de 50 mil clientes detém 5,63 milhões de acessos, o que representa 18,4% das conexões ativas do país. 

Os pequenos provedores são os que mais crescem e foram responsáveis por 73% de todo o crescimento do mercado neste ano. 

Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (30) em Porto Alegre para discutir o Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (Pert) foi abordada a participação dos provedores de pequeno porte para auxiliar na ampliação da cobertura de banda larga.

O Governo tem tomado medidas para melhorar a competitividade desses provedores. 

No Nordeste, por exemplo, um convênio foi celebrado entre Pernambuco, Piauí e Ceará e o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) permitindo a esses estados reduzirem a base de cálculo do ICMS para provedores regionais.

Entre as grandes operadoras, a NET Virtua/Embratel foi a que mais se destacou no mês de julho, aumentado sua base de clientes ao fechar 26.137 novos contratos de banda larga.

A Oi foi a única operadora a perder clientes de banda larga no mês de julho. No total, 12.819 pessoas resolveram deixar o serviço Oi Velox, cuja queda foi de 0,21% no mês.

8 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
8 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rodrigo

"O Governo tem tomado medidas para melhorar a competitividade desses provedores.", e cadê as medidas pra obrigar a grandes operadoras como Vivo e NET ampliarem a fibra aqui em SP Capital ,onde só expandem em bairros bons e centro, isso e absurdo, e não e de hoje, isso tem mais de 10 anos por aqui, não sei se o crescimento de fibra entra a conexão VDSL, onde oferece velocidades altas, porém o cabo de fibra só vai ate o poste, de lá pra casa do ciente, e por par metálico, a Tim Live investe mais nesse tipo e conexão, só… Leia mais »

Marcello

Aqui no meu bairro os provedores regionais são tantos que já concorrem entre si, cada um tentando dar mais benefícios, isenção de taxas, preços camaradas. Nem foram necessários incentivos de governo nenhum, apenas deixaram os provedores puxar suas redes de FTTH e trabalharem. O resultado? Estão abocanhando mercado de forma rápida, enquanto as grandes operadoras tradicionais nada podem fazer. Até a OI puxou fibra, mas não consegue concorrer no preço dos provedores daqui, que são bons e baratos. Para minha felicidade, tem 3 provedores regionais com fibra aqui, toda hora é carro pra cima e pra baixo, puxando instalação nova.… Leia mais »