O Disney+ adicionou um aviso à página de “Obi-Wan Kenobi” de que alguns espectadores podem achar “certas cenas” na série Star Wars “perturbadoras”. Isso parece ser uma resposta ao tiroteio em massa no início desta semana em uma escola primária em Uvalde, Texas, que deixou 19 crianças mortas.
Uma mensagem em algumas contas do Disney+ na página de destino “Obi-Wan Kenobi” na sexta-feira dizia: “Embora esta série fictícia seja uma continuação da história dos filmes de Star Wars filmados há muitos anos, algumas cenas podem ser perturbadoras para os espectadores à luz de os recentes acontecimentos trágicos. Aviso: contém violência envolvendo crianças.”
No final do dia, essa mensagem parecia ter sido encurtada, com a atualização no Disney + agora lendo: “Existem certas cenas nesta série fictícia que alguns espectadores podem achar perturbadoras”.
A seção de detalhes de “Obi-Wan” também inclui um aviso de isenção de responsabilidade que diz: “Algumas sequências ou padrões de luz intermitente podem afetar os visualizadores fotossensíveis”.
Separadamente, a Netflix adicionou um aviso de conteúdo a “Stranger Things 4”, cuja primeira parte foi lançada na sexta-feira, referindo-se explicitamente ao tiroteio no Texas. Essa mensagem, que aparece para os espectadores dos EUA como um cartão na tela antes do episódio 1, diz: “Filmamos esta temporada de ‘Stranger Things’ há um ano. Mas dado o recente tiroteio trágico em uma escola no Texas, os espectadores podem achar a cena de abertura do episódio 1 angustiante. Estamos profundamente entristecidos por essa violência indescritível e nossos corações estão com todas as famílias que estão de luto por um ente querido”.
Em contraste com o aviso “Stranger Things 4”, o aviso “Obi-Wan” não é proeminente – exigindo que os usuários naveguem até o menu “Detalhes” do programa para vê-lo.
Os dois primeiros episódios de “Obi-Wan Kenobi”, estrelado por Ewan McGregor e Hayden Christensen, estrearam no Disney+ às 21h. Pacífico na quinta-feira. Originalmente, eles estavam programados para ficarem disponíveis à meia-noite no Pacífico.
[NOTA: ESTA SEÇÃO INCLUI SPOILERS: O primeiro episódio de “Obi-Wan Kenobi” contém uma cena expositiva recapitulando o Chanceler Palpatine do Império emitindo a Ordem 66 para exterminar todos os Jedi. Em “Obi-Wan”, uma cena mostra Clone Troopers invadindo um Templo Jedi onde jovens estão sendo instruídos por seu professor e atirando nos Jedi.]
“Obi-Wan Kenobi” se passa cerca de uma década após os eventos de “Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith” de 2005. Na série, McGregor reprisa seu papel como Obi-Wan da trilogia prequela de Star Wars, enquanto Christensen reprisa sua atuação como Anakin Skywalker/Darth Vader. O show começa com o Mestre Jedi no exílio em Tatooine. Depois que a Ordem 66 dizimou os Jedi, Obi-Wan é um homem caçado, especialmente por uma inquisidora chamada Reva Sevander (Moses Ingram).
O elenco também inclui Joel Edgerton e Bonnie Piesse, que retornam como tio de Luke Skywalker, Owen e tia Beru Lars, junto com Rupert Friend, Indira Varma, Sung Kang, Kumail Nanjiani, O’Shea Jackson Jr., Simone Kessell, Benny Safdie e Maya. Erskine.