Banda larga com fibra óptica pode atingir velocidades bem maiores do que outras tecnologias. |
A fibra óptica tem se popularizado no Brasil e tem possibilitado levar banda larga em alta velocidade para cidadãos de todo o país, tanto nos grandes centros urbanos como em áreas mais remotas.
Em relação às outras tecnologias, a fibra é ainda o equipamento mais avançado para garantir a qualidade da internet. Os cabos de fibra óptica conseguem suportar um volume de dados muito maior do que um fio de cobre, por exemplo, além de não sofrer interferências externas, o que garante a estabilidade no sinal de internet.
Diferenças entre fibra óptica e conexões xDSL
As conexões xDSL ainda são maioria no Brasil. De acordo com dados da Anatel, em agosto deste ano, o xDSL estava presente em cerca de 47,5% das casas dos consumidores de banda larga no país, enquanto a fibra óptica representa apenas 9,11% do mercado. Porém, o uso da fibra vem aumentando, com o investimento contínuo das operadoras e dos provedores regionais de internet.
O xDSL funciona através de fios de cobre e conseguem atingir velocidades de até 24 Mbps. Já a fibra óptica alcança velocidades bem superiores, chegando a atingir 10 Gbps. A diferença entre as velocidades atingidas pela tecnologia acontece porque a fibra óptica transmite pulsos de luz em vez de eletricidade como ocorre em fios de cobre, o que faz com que o equipamento consiga conduzir sinais elétricos bem maiores.
O que é FTTH?
O FTTH (Fiber-to-the-home), ou fibra para o lar, se caracteriza por uma conexão toda estruturada com cabos de fibra óptica. Boa parte das conexões de banda larga por fibra óptica no Brasil não é realizada neste método.
Geralmente, as operadoras só instalam fibra óptica até a central mais próxima do endereço do cliente. No restante do trajeto, entre a central e a residência, são usados fios de cobre, o que acaba enfraquecendo a velocidade de conexão, principalmente caso a distância seja muito grande.
O FTTH é uma forma nova de levar internet em alta velocidade, fazendo todo o trajeto citado acima com cabos de fibra óptica.
Por que a fibra óptica não se expande rapidamente?
A principal desvantagem da tecnologia é o alto custo. A adoção da fibra óptica depende de um grande investimento para instalação de novas redes e por isso existe a dificuldade de expandir a banda larga através de fibra no Brasil.
Esse também é o motivo para que as conexões xDSL, via satélite, entre outras, sejam bem mais comuns, já que são mais baratas e utilizam redes de TV por assinatura e outros serviços de telecomunicações.
Além de pesar no bolso de operadoras e provedores de internet, a conexão por fibra também acaba gerando custos para o consumidor, como a instalação de novos cabos e roteadores na residência dele.
LEIA TAMBÉM: