Entenda aqui o que representa para os clientes a fusão do Grupo Claro com a Nextel Brasil. |
Essa semana tivemos o anúncio de uma fusão até então inesperada por muitos: a Claro comprou as operações da Nextel Brasil, que era controlada pela NII Holding e a AI Brazil Holdings.
A empresa do magnata mexicano Carlos Slim desembolsou US$ 905 milhões – cerca de US$ 3,5 bilhões para fechar o acordo.
A transação ainda passará pela avaliação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), mas analistas acreditam que não haverá grandes empecilhos, já que a participação da Nextel Brasil é de apenas 1,34%.
Com o reforço da Nextel Brasil, a Claro passa ser responsável por 26% do mercado nacional de telefonia móvel, além de ter ainda mais força para reforçar sua base pós-paga, “capturando” clientes no Rio de Janeiro e São Paulo, dois estados chave.
Mas qual o impacto da transação para o consumidor final? Aquele que usufrui diretamente do que a Claro oferece, e do que a Nextel, vinha ofertando de forma independente, até então.
Em primeiro lugar: não há motivo para alardes. Provavelmente os planos continuarão da mesma forma como foram contratados pelo consumidor. A negociação não deve representar mudanças significativas para o que foi acordado previamente. Evidentemente que como consumidor é sempre importante estar em alerta, isto é, vale a pena comparar o que foi ofertado inicialmente com o que está sendo oferecido.
VIU ISSO?
- Aquisição da Nextel pela Claro é um golpe e tanto na TIM
- Pela primeira vez no ano, Nextel registra lucro
- Nextel chega a 3 milhões de clientes e é a que mais cresce no móvel
Caso note alguma alteração você poderá abrir uma denúncia formal junto à Anatel e o Procon de sua região, ou até mesmo, numa ação mais branda, apenas esclarecer diretamente com a operadora.
Essa troca de comando acontecerá de forma gradual, é bem provável que demore um bom tempo para que você comece a sentir que a Nextel está diferente, sob uma nova direção, em termos de ofertas e aplicações práticas. Neste primeiro momento a transação está acontecendo nos bastidores.
Uma mudança prática de quando a migração acontecer pra valer é em relação ao sinal, já que com o tempo a Nextel poderá usufruir da infraestrutura da Claro. O curioso é que o anúncio da fusão com chega pouco dias após a Nextel anunciar a ampliação do acordo de roaming de dados que a companhia tem com a Vivo desde 2014.
Com a expansão desse acordo a Nextel será ainda mais forte em cobertura 4G, que estava ativa apenas alguns locais de São Paulo. E agora, com a Claro no background, o que não irá faltar para os clientes Nextel é cobertura!