O Minha Operadora já noticiou casos semelhantes que vêm ocorrendo, então tome cuidado para não ser uma vítima. |
Mais um caso envolvendo ligações de supostos funcionários das operadoras acabou em um golpe consumado, desta vez em Minas Gerais e usando o nome da Claro.
Foi neste último fim de semana que um morador do bairro Irmãos Soares perdeu R$ 1,6 mil por acreditar no golpe do ‘falso prêmio’, conforme noticiou o jornal local JM Online.
O bandido se passa por um funcionário de operadora – desta vez da Claro – e conta para o “cliente”, através do telefone, que ele receberá uma recompensa por ter sido contemplado em um sorteio. Nesse caso, o valor prometido era de R$ 1,8 mil.
Para ganhar o prêmio, no entanto, o suposto funcionário pede para que a pessoa passe os números de sua conta bancária e senha. Foi assim que ele perdeu mais de 1.500 reais depois de ver quatro saques em sua conta. Apesar de extratos e documentos bancários terem sido encaminhados à Delegacia de Plantão da Polícia Civil, muitas vezes não é possível identificar os golpistas.
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No mês passado, supostos funcionários da Vivo pediram para que a pessoa realizasse dois depósitos para receber o prêmio maior de R$ 20 mil. No ano passado, uma idosa chegou a ir até um caixa eletrônico transferir dinheiro para um golpista, que se passava por representante da Oi e prometia R$ 7 mil em prêmio.
Pode parecer difícil cair em um golpe desses de falso prêmio, mas vemos que, ainda hoje, pode ocorrer. Isso mostra a fragilidade das pessoas e também a confiança no nome das operadoras, o que faz com que os bandidos usem marcas como Claro, Oi ou Vivo para concluir o golpe.
Mas é fácil saber que não se trata de um prêmio. Nenhuma operadora jamais vai pedir senhas para o cliente, ou exigir um depósito para oferecer um benefício em troca. Além disso, as ofertas costumam ser divulgadas nas redes sociais e nos sites oficiais. Caso a pessoa receba esse tipo de ligação, vale, inclusive, avisar a operadora sobre o ocorrido.