Entre os recursos da plataforma, destacam-se reconhecimento facial automático, leitura de placas e detecção de acesso indevido. |
A Huawei em parceria com a Oi desenvolveu uma plataforma de videomonitoramento inteligente com o objetivo de melhorar a segurança de locais públicos e privados.
A solução para aplicação em cidades inteligentes oferece flexibilidade e dinamismo, através de uma plataforma de armazenamento, análise de imagens e correlação de eventos em cloud.
Entre seus recursos, destacam-se alarmes de detecção de acesso indevido a área restrita e comportamentos suspeitos, reconhecimento facial automático, leitura de placas (como identificação de carros roubados), entre outros.
A plataforma também dá a possibilidade de compartilhamento de informações entre instituições públicas e privadas, mediante acordo entre as partes.
Vale ressaltar que a segurança dos dados é total: a nuvem é privada, instalada dentro do ambiente do cliente.
“Esta é mais uma iniciativa importante da Oi no desenvolvimento de soluções de TICs, pilar estratégico para o crescimento da receita no segmento B2B. Essa estratégia alavanca o diferencial competitivo da companhia, formado pela combinação da robustez da rede de transporte com a capilaridade da malha de fibra metropolitana”, comenta o presidente da Oi, Eurico Teles.
A solução de smart cities já está em uso em várias cidades da Europa, Ásia e América Latina
Na metrópole chinesa Shenzhen, que tem mais de 12 milhões de habitantes, o sistema de vídeo-monitoramento controla mais de 1,3 milhão de câmeras espalhadas pela cidade.
Além disso, os dados analíticos podem ser transferidos de um local para outro, sem que seja necessária a troca física da câmera instalada.
É possível mover a função de reconhecimento facial de uma região para outra, por exemplo.
A Oi avalia a implantação de um projeto-piloto da solução em município brasileiro, em conjunto com a companhia chinesa.
“Temos desenvolvido soluções para atender à demanda das smart cities com foco em redução de custos e melhoria da eficiência operacional. Nosso portfólio nos permite atuar em diversos elos da cadeia no processo de transformação digital que as cidades inteligentes demandam, desde a conectividade, passando pela infra de TI, soluções de segurança e também atuando em algumas camadas de aplicação, como essa solução de vigilância”, ressalta a diretora Corporativa da Oi, Adriana Viali.
VIU ISSO?
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Soluções Oi para smart cities
A Oi oferece soluções integradas de TI e Telecom para o mercado corporativo.
No segundo trimestre de 2018, a receita de TI da companhia no segmento Corporativo cresceu 19,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Veja as soluções de cidades inteligentes oferecidas pela companhia:
Fiscalização Eletrônica
É a solução da Oi que permite o monitoramento e a gestão de equipes de campo, a fiscalização eletrônica do trânsito, da saúde, do meio ambiente, de zoonoses e de aspectos sanitários através do uso de aplicativo móvel desenvolvido em Android.
Permite aos órgãos de fiscalização públicos digitalizarem seus processos em campo.
Gestão de Frotas
É a solução da Oi para monitoramento e rastreamento veicular via GPS e dados móveis, englobando funcionalidades de telemetria.
Permite ainda a gestão e otimização dos recursos pelo aumento da produtividade em campo com a visualização online dos veículos, histórico de percurso e gestão do perfil de condução.
Também é possível obter redução de custos com o controle da saúde da frota e do consumo de combustível.
Gestão de Facilities (IoT)
Solução com sensoriamento de salas de equipamentos, com monitoramento de energia, temperatura e acesso físico, garantindo redução de custos com o reconhecimento de problemas ao evitar deslocamentos desnecessários das equipes para a verificação.
As informações são exportadas para um dashboard e também permite integração com outros sistemas de gerência.
A própria Oi já utiliza essa solução integrada ao seu NOC na realização de eventos.
Analytics (Big Data)
Voltada para os segmentos de Varejo, Utilities e Setor Público, o Analytics usa informações geradas pela própria atividade da empresa para fornecer análises que, depois de processadas no Big Data da Oi, criam algoritmos próprios para ajudar as empresas em novos insights de negócio.
No caso do Varejo, as soluções fornecem informações que direcionam desde definição do ponto de venda, analisando o fluxo populacional por região, por dia e por hora, até definição do mix de produtos dentro da loja, com análise do perfil de consumidores nos arredores do local.